ANÁLISE DE DADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO CARIOCA
um estudo da GERER (SME-RJ)
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62872Palavras-chave:
Política Pública. Educação Antirracista. Dados.Resumo
Sabemos que escola pública tem cor, especialmente, a Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro tem em seus bancos escolares a grande maioria de população negra e parda. Dito isto, observa-se que a criação de uma gerência de relações étnico-raciais na rede municipal da cidade do Rio de Janeiro é crucial para que o estudo de dados possa ajudar a embasar práticas pedagógicas que atendam a urgência da aplicabilidade e permanência das leis 10.639/03 e 11.645/08. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância dessas políticas públicas Antirracistas para educação básica em escolas do município do Rio de Janeiro. Neste artigo, detalhamos o perfil étnico-racial da rede municipal, assim como analisamos a compreensão dos profissionais sobre a educação para as relações étnico-raciais. Faz-se urgente pensar uma política educacional antirracista como principal agente de construção de uma educação com narrativas outras, que foram historicamente negligenciadas e que devem estar presentes com outros protagonismos nos materiais didáticos, nos currículos e nos planejamentos, pois dialoga diretamente com a cor/raça de discentes desta rede educacional.
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