A INVENÇÃO DA ESQUIZOANÁLISE POR GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI E ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68493

Palavras-chave:

Esquizoanálise, Esperimentação, Educação

Resumo

Este texto se propõe a examinar a invenção da esquizoanálise, de Gilles Deleuze e Félix Guattari e algumas contribuições para a Educação. Para tal discute os conceitos de máquinas desejantes e de Corpo Sem órgãos, presentes no livro O Anti Édipo. O conceito de máquina é usado para evidenciar o maquínico e não se refere ao não humano, tecnológico, mas à produção, às engrenagens que sustentam a realidade. As máquinas desejantes se associam ao conceito de Corpo Sem Órgãos, corporeidade que não pertence a um sujeito, mas sim é atravessada por uma vitalidade intensiva e conectiva. Esse pensamento sustenta a complexidade e a processualidade da realidade se deslocando do domínio da representação para o domínio da experimentação. Altera ainda a forma de abordar a subjetividade, não em sua interioridade, mas a partir das relações que são estabelecidas e seus efeitos. Ao final do artigo, é desenvolvida uma discussão a respeito da Educação e de como a esquizoanálise pode ser uma maneira de pensar a invenção e a resistência em diferentes processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Eduardo Simonini, Universidade Federal de Viçosa, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Professor na Universidade Federal de Viçosa.

Roberta Romagnoli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

SIMONINI, E.; ROMAGNOLI, R. A INVENÇÃO DA ESQUIZOANÁLISE POR GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI E ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.68493. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/68493. Acesso em: 20 dez. 2024.