TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM AVALIAÇÃO, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO-ENTREVISTA COM ISABEL ORTIGÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Palavras-chave:

avaliação, avaliação em larga escala, ensino-aprendizagem, currículo

Resumo

O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes.  Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonia Alves Pereira Silva, Universidade Estadual do Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Estadual do Piauí.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal Fluminense.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AGUILAR JÚNIOR. Carlos Augusto. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação – 2019. 291 f.

BARRIGA, Ángel Diaz. A prova PISA: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico-didático. In: ORTIGÃO, M. I. R. Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA. Curitiba: CRV, p. 19-38, 2018. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo).

BARRETO, Maria. Elisabete. de S. Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998

BORRALHO, António. Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspectivas, limites e relações. In: PEREIRA, T. V. (Org.). Avaliação pedagógica: limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021. p. 13-32.

CARVALHO, João B. Pitombeira. As Propostas Curriculares de Matemática. BARRETO, Elba de Sá (org.) Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998.

FERNANDES, Domingos. Avaliação pedagógica, currículo e Pedagogia: contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, v. 2, n. 11, 2020. Disponível em:

https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path

ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita V.; SANTOS, Leonor. (Org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo

SILVA, Antonia Alves P; ORTIGÃO. Maria Isabel R. O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social. Revista Lusófona de Educação. V.5, n. 58. 2022. Disponível https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8754 DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle58.06

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

SILVA, A. A. P.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. .; ORTIGÃO, . M. I. R. TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM AVALIAÇÃO, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO-ENTREVISTA COM ISABEL ORTIGÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69641, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/69641. Acesso em: 18 nov. 2024.