TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM AVALIAÇÃO, POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO-ENTREVISTA COM ISABEL ORTIGÃO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641Palavras-chave:
avaliação, avaliação em larga escala, ensino-aprendizagem, currículoResumo
O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes. Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação
Downloads
Métricas
Referências
AGUILAR JÚNIOR. Carlos Augusto. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação – 2019. 291 f.
BARRIGA, Ángel Diaz. A prova PISA: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico-didático. In: ORTIGÃO, M. I. R. Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA. Curitiba: CRV, p. 19-38, 2018. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo).
BARRETO, Maria. Elisabete. de S. Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998
BORRALHO, António. Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspectivas, limites e relações. In: PEREIRA, T. V. (Org.). Avaliação pedagógica: limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021. p. 13-32.
CARVALHO, João B. Pitombeira. As Propostas Curriculares de Matemática. BARRETO, Elba de Sá (org.) Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998.
FERNANDES, Domingos. Avaliação pedagógica, currículo e Pedagogia: contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, v. 2, n. 11, 2020. Disponível em:
https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path
ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita V.; SANTOS, Leonor. (Org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo
SILVA, Antonia Alves P; ORTIGÃO. Maria Isabel R. O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social. Revista Lusófona de Educação. V.5, n. 58. 2022. Disponível https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8754 DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle58.06
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.