A cultura escolar e a pesquisa em história do currículo
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9090Resumo
o conceito de cultura escolar vem sendo bastante utilizado pela pesquisa histórica, tendo possibilitado o alargamento das investigações referentes à história da educação. No campo do currículo a cultura escolar como objeto de investigação científica evidencia configurações da internalidade da escola no desenvolvimento do processo de escolarização. Este trabalho apresenta um estudo sobre culturas escolares reveladas na literatura e em uma pesquisa sobre práticas culturais incorporadas e manifestadas na instituição escolar. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta uma discussão acerca de definições da cultura escolar e da difusão de idéias de autores mais utilizadas pelo campo. Na segunda parte, sublinha indícios que conferem às fontes documentais o estatuto de reveladoras das culturas escolares e destaca aspectos identificados nos registros ordinários da escola.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.