Aprendendo a olhar o mundo através de um caleidoscópio: anotações para uma educação transcultural
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9091Resumo
O artigo examina, em primeiro lugar, as implicações cognitivas e inter-relacionais da adoção de maneiras de pensar e de interagir com o mundo diferentes das governadas pelo paradigma reducionista-disjuntivo de matriz cartesiana dominante no Ocidente e, como conseqüência primeiro da colonização e sucessivamente de uma mundialização unilateral, também em boa parte do planeta. Em seguida, esboça alguns princípios para uma possível reforma educacional em direção a pedagogias transculturais que não favoreçam apenas a manifestação das diversas maneiras de pensar o mundo e de viver presentes na sociedade, mas reformulem os currículos e as práticas educativas à luz de estratégias polifônicas de produção de conhecimento e de interação com nós mesmos, com os outros e com o mundo. Por último, reconstrói algumas experiências de pedagogia transcultural praticadas pelo autor na perspectiva da ecologia integral, extraindo algumas conclusões das vivências relatadas e das reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.