Políticas e práticas de decisão curricular: ressignificação discursiva em escolas do ensino fundamental de Campina Grande-PB

Autores

  • Aldeci Luiz de Oliveira
  • Edilazir Lopes da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9094

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa que estuda a ressignificação discursiva das políticas de decisão curricular, em escolas do ensino fundamental de Campina Grande-PB. Nessa conjuntura, desenvolvem-se posicionamentos diferenciados acerca da descentralização educacional em processo: ampliação dos espaços democráticos, reforço dos mecanismos de controle performático. Como estudamos significados, fundamentamos a investigação no campo dos estudos culturais e priorizamos autores que abordam democracia e inovações e mudanças sociais e educacionais. Definimos como problema, a significação da descentralização educacional na organização do trabalho escolar e nas decisões e práticas curriculares. Recorremos à análise do discurso, a partir de Fairclough (2001), que concebe o discurso como prática social. Priorizamos o estudo de caso e utilizamos entrevistas semi-estruturadas, para a inserção no empírico. O universo da pesquisa é constituído por escolas das redes estadual e municipal de Campina Grande-PB, selecionadas àquelas que possuem técnicos - gestores e supervisores - em seu quadro funcional e projetos pedagógicos elaborados com a participação dos/as professores/as. Os resultados preliminares das entrevistas realizadas com gestores põem sob questionamento a democracia escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-09-2010

Como Citar

DE OLIVEIRA , A. L.; DA CUNHA, E. . L. . Políticas e práticas de decisão curricular: ressignificação discursiva em escolas do ensino fundamental de Campina Grande-PB. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9094. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/9094. Acesso em: 19 abr. 2024.