Cotidiano escolar, política de ciclos e heterogeneidade: dados de uma investigação

Autores

  • Cremilda Barreto Couto
  • Maria Inês Marcondes

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9104

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que investigou a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à heterogeneidade na sala de aula. Trazemos como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigamos o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada referência. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semi- estruturadas, documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e da escola. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.

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Publicado

01-03-2009

Como Citar

COUTO, C. B.; MARCONDES, M. I. . Cotidiano escolar, política de ciclos e heterogeneidade: dados de uma investigação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9104. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/9104. Acesso em: 29 mar. 2024.