AS IMAGENS DO PENSAMENTO SOBRE DIFERENÇAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31156Palavras-chave:
Filosofia da diferença., Rizoma., Currículo.Resumo
Este artigo tem como objetivo mapear as imagens do pensamento sobre as diferenças e a pluralidade que fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia localizada em Itapetinga, Bahia, Brasil. Tomando como base um currículo rizomático e uma teoria pós-estruturalista da filosofia de Gilles Deleuze, esta pesquisa de mestrado fez uma cartografia do projeto do curso de Pedagógia (PPC) implantado desde 2011. O PPC é aqui compreendido como um texto que está ligado a outros textos, seja imagético ou sonoro, e permeados por narrativas que legítima ou não determinados tipos de conhecimento, que inclui ou não as diferenças. Ao cartografar o PPC enfatizando a organização curricular, as imagens apontam a um currículo arbóreo, como também um currículocriminoso que prende as diferenças em suas grades.
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