PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

a experiência de Bauru-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural

Resumo

Apresentamos e colocamos em debate nesse artigo a proposta curricular para a educação infantil do sistema municipal de Bauru (SP), elaborada como processo de construção coletiva no período de 2011 a 2016 em parceria estreita com a universidade pública. Após breve contextualização acerca do modo de organização coletiva do trabalho que resultou na produção da matriz curricular que compõe a proposta pedagógica do município, descrevemos a estrutura do currículo em cinco grandes áreas (Arte, Ciência, Cultura Corporal, Língua Portuguesa e Matemática), duas delas desdobradas em subáreas (Ciências da Natureza e Ciências da Sociedade; Arte literária, Artes Visuais e Música). Destacamos o objetivo geral e eixos estruturantes de cada área, argumentando sobre sua importância como conteúdo curricular para a educação infantil tendo em vista a intencionalidade pedagógica de promoção do desenvolvimento omnilateral da criança. No curso da argumentação, travaremos diálogo com questões e polêmicas em torno da pertinência ou não do currículo como dispositivo mediador da práxis pedagógica na educação infantil e de sua organização em torno de áreas de conhecimento; abordando o problema da especificidade da educação infantil na elaboração e concretização do currículo e trazendo apontamentos preliminares para o diálogo crítico e propositivo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

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Biografia do Autor

Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista e Docente do Departamento de Psicologia da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

PASQUALINI, J. C. PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de Bauru-SP. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 154–167, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616. Acesso em: 27 jan. 2023.