O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173

Palavras-chave:

Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Pedagogia Histórico-crítica

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos no curso de especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense-CTESOP. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico com o objetivo demonstrar que o ensino organizado e planejado na educação infantil apresenta grande possibilidade de viabilizar o pleno desenvolvimento da criança por meio da apropriação das qualidades humanas produzidas historicamente. Pautado na Pedagogia Histórico-Crítica e na psicologia histórico-cultural, primeiramente, contextualizamos a infância e o ensino, apontando alguns aspectos históricos e a concepção do desenvolvimento da criança na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Depois, analisamos o ensino na educação infantil pautado na pedagógica histórico-crítica com o intuito de verificar a importância dessa teoria na realização do trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Helloysa Bragueto Moreira, Rede Estadual de Educação do Paraná, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Professora Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Docente dos Cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

MOREIRA, H. B.; ORSO, P. J. O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 180–187, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173. Acesso em: 27 jan. 2023.