EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MIRADAS INTEGRATIVAS E RESTAURATIVAS

currículos educativos na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41937

Palavras-chave:

Educação Ambiental, A Amazônia Brasileira, Currículos Escolares

Resumo

As políticas públicas em Educação Ambiental são pensadas e elaboradas em contextos diversos, alguns deles bem distante da realidade amazônica. No entanto, é na escola que as normatizações curriculares, por meio de disputas e negociações, ganham certa aproximação aos atores sociais e, portanto, se “materializam” na vida cotidiana. Nesse sentido, a escola constitui-se enquanto espaçotemposocial no qual saberes e práticas ambientais são confrontadas diariamente. É nesse espaçotempo que os docentes são desafiados a dialogar com a realidade, recorrer às lógicas integrativas e restaurativas para contextualizar a história, a cultura e a vida amazônica. Logo, o desafio persiste em integrar ao currículo a experiência social da comunidade e, desta forma, desestabilizar a padronização curricular. Pensar essa experiência social supõe (re)conhecer as práticas educativas escolares que ressignificam a Educação Ambiental nos currículos das escolas na Amazônia brasileira, em particular, na rede municipal de Castanhal-Pará. Nos desdobramentos metodológicos adotamos as contribuições da pesquisa qualitativa, precisamente da Teoria das Representações Sociais (TRS) na sua abordagem etnográfica. Recorremos ao questionário, complementado por dois grupos de discussão e pela observação para coletar as informações da pesquisa, na qual participaram 121 docentes. Os resultados mais significativos indicam que a abordagem da Educação Ambiental é orientada, principalmente, pelas concepções naturalistas de ambiente. Revelam, também, um movimento social entre os docentes que questionam essas concepções e, portanto, reivindicam outras lógicas frente ao currículo e aos desafios ambientais inerentes à região.

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Biografia do Autor

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

ANDRADE, F. M. R. de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MIRADAS INTEGRATIVAS E RESTAURATIVAS: currículos educativos na Amazônia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41937. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41937. Acesso em: 18 nov. 2024.