Estado, sociedade e política educacional brasileira: uma possível análise

Authors

  • Lenilda Cordeiro de Macêdo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v4i1.10545

Abstract

Este artigo constitui-se de uma reflexão sobre Estado, sociedade e análise de políticas públicas. Focalizamos nossa discussão na política educacional brasileira, empreendida a partir dos anos de 1990 marcada, fortemente por traços neoliberais. Entre os autores pesquisados destacamos: Anderson (2008), Bobbio (1992), Frey ( 2000), Souza ( 2006), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, em que buscamos explicitar as diferentes perspectivas de análise política e de Estado /sociedade na tentativa de compreender o contexto político educacional brasileiro. Os resultados, preliminares, evidenciaram que a abordagem neoinstitucionalista é uma perspectiva de análise de política promissora para a área. Por fim, é importante, no processo de avaliação das políticas públicas, ampliar nossas lentes teóricas para compreendermos o entrelaçamento do processo político com a política e, com as respectivas instituições, além do estilo político do governo em ação.

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Published

2009-03-01

How to Cite

DE MACÊDO, L. . C. . Estado, sociedade e política educacional brasileira: uma possível análise. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v4i1.10545. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/10545. Acesso em: 17 jul. 2024.