A política curricular oficial do ciclo básico de alfabetização cidadã na rede municipal de ensino de Várzea Grande-MT
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9089Abstract
O trabalho apresentado é parte da pesquisa que estamos realizando no Mestrado em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT sobre a Política Curricular Oficial do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã-(CBAC), em Escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande/MT. O objetivo é compreender como professores, Coordenadores/Supervisores Pedagógicos e Diretores Escolares interpretam e recontextualizam a política no contexto da prática. Neste trabalho será apresentada parte da análise realizada no documento oficial, representando o contexto de produção, e parte da análise realizada sobre o contexto da prática curricular. Utilizamos para análise o referencial teórico da abordagem do Ciclo de Política formulada por Stephen Ball, os estudos de Alice Lopes e Jefferson Mainardes sobre as políticas de currículo e de ciclos, no Brasil. Em uma visão parcial pode-se dizer que a política curricular do CBAC não é uma produção pura, nem está orientada em teorias únicas, mas são 'cópias de fragmentos e partes de idéias de outros contextos, são negociações'. (Ball, 2001)Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.