O currículo e o seu planejamento: concepções e práticas
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9667Abstract
O presente ensaio objetiva tecer uma discussão sobre como diferentes concepções de currículo configuram as práticas de planejamento curricular na escola. Trata-se de uma reflexão possibilitada pelo trajeto teórico percorrido em meu Mestrado, concluído em 2005 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. A discussão é tecida diante da questão: como as concepções de currículo construídas historicamente podem configurar as práticas de planejamento curricular na escola? Assim, comento brevemente a concepção da teoria crítica curricular a partir de um diálogo, especialmente, com Sacristán (1998), McLaren (1997) e Lopes e Macedo (2002). Em seguida, trato de justificar meu posicionamento crítico para, pouco depois, passar à discussão do planejamento curricular e de suas características a partir de duas diferentes perspectivas: currículo como produto e como processo.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.