CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE PARA ALÉM DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46181Keywords:
Videocarta. Autoria. Enunciado. Relações dialógicasAbstract
Este estudo se sustenta na teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin para refletir sobre as relações dialógicas em uma experiência na formação de professores de arte que se propõe colaborativa. Na intenção de contribuir com o observatório de formação de professores de arte apresento nesse estudo uma reflexão sobre a potência dos enunciados na linguagem videográfica. Os dados discutidos são de uma pesquisa realizada com estudantes de licenciatura em artes visuais de uma universidade brasileira e uma estadunidense, com vistas a identificar como ocorrem os processos de autoria em experiências de formação colaborativas e a distância não previstas no currículo. À luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética, a qual pressupõe uma escuta ética e responsiva, atentamo-nos aos enunciados produzidos em vídeo por esses dois grupos de sujeitos participantes de um projeto de extensão. Os dados foram coletados a partir de videocartas legendadas e discussões em um ambiente virtual de aprendizagem. A partir das análises, é possível inferir que os enunciados das videocartas foram construídos a partir de múltiplas vozes nos dois contextos (brasileiro e estadunidense) conectando e movimentando os elos da cadeia dialógica. Promovendo ressonâncias no diálogo dos sujeitos e produzindo sentido entre eles. Há de se considerar também o impacto desse projeto no currículo de ambos os cursos, no que tange a curricularização da extensão e nos programas de licenciaturas internacionais .
Downloads
Metrics
References
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 95-114.
______. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
COPPETE, M. C. Da multiculturalidade à Interculturalidade: percursos e processos. In: VALLEJO, Antonio Pantoja; ZWIEREWICZ, Marlene. Sociedade da Informação, educação digital e inclusão. Florianópolis. Insular. p. 117-142. 2007.
COPPETE, M. da C.; ZWIEREWICZ, M. Os limiares da educação intercultural na formação e no trabalho docente. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200782917PM.pdf> Acesso em: 19 Abr 2019.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
PNE – Plano Nacional de Educação LEI (2014-2024)
PALLOF, R. M. e PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed. 2002
SAMPAIO, M. C. H. A propósito de Para uma filosofia do ato (Bakhtin) e a pesquisa científica nas ciências humanas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 42-56, 2009.
STAM, Robert. Bakhtin : Da Teoria Literária à Cultura de Massa. São Paulo: Editora Ática. 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.