AS “ENCRUZILIVES” DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM TEMPOS (PÓS) PANDÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64490Palavras-chave:
Ações extensionistas, Práticas Educativas Não Escolares, COVID-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a reorganização do trabalho sociopedagógico de um Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão de uma universidade pública fluminense para a realização de suas atividades formativas extensionistas sobre as práticas educativas não escolares desde o fenômeno social e educacional instado pela COVID-19. Para isso, o artigo promove a discussão, no campo teórico da Pedagogia Social sobre a organização das práticas educativas não escolares, o uso de tecnologias digitais de comunicação e/ou informação sociais e a situação social imposta pela pandemia. Assim, ao relatar as adaptações educacionais possíveis realizadas pelo grupo extensionista, inferiu-se que desde os desdobramentos socioeducacionais da COVID-19, promoveu-se a criatividade educacional necessária para continuidade dos processos cognitivos nos ambientes educacionais. Ou seja, manteve-se os vínculos interpessoais fundamentais para o processo educacionais, através das redes sociais, com os profissionais da educação isolados, total e/ou parcial, nos últimos dois anos. Por fim, entende-se que o evento pandêmico deixou marcas significativas, e possivelmente positivas, nas práticas educacionais. De maneira específica, em ações extensionistas como as promovidas nesta universidade pública na região metropolitana fluminense.
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