Currículo e formação de professores em exercício: revisitando tempos, espaços e sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9096Resumen
Este ensaio é fruto de estudos de doutoramento acerca do currículo de formação de professores em exercício em uma instituição de ensino superior no interior do Estado da Bahia. Por estar em fase inicial da pesquisa o escrito ora apresentado baseia-se em análises teóricas e na experiência docente em Programas de Formação de Professores em Exercício. Tem como propósito suscitar reflexões sobre os paradigmas que costumam subsidiar epistemológica, política e pedagogicamente a formação desses professores, a(s) concepção(ões) de formação emergentes e o lugar do sujeito que se forma no âmbito desses currículos e práticas de formação. A busca de tais reflexões é para compreender em que medida a formação desses professores em exercício é pensada e desenvolvida a partir dos próprios sujeitos e dos seus contextos de atuação. Para tanto, tomo como suporte as produções no campo do currículo e formação de professores e da (con)vivência com os próprios professores que se encontram em processo de formação. Face aos estudos, é possível dizer que não cabe mais pensar em formação fora do sujeito que se forma e do contexto escolar em que atuam cotidianamente visto que esses professores são também construtores de atos de currículo e por isso mesmo, autores dessa formação.Descargas
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