(RE) CONSTRUINDO-SE PROFESSOR REFLEXIVO NO CONTEXTO ROTINEIRO DA EDUCAÇÃO.

Autores/as

  • Glessiane Freitas Prata Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.13338

Resumen

Este artigo se trata de um estudo sobre professor reflexivo e as dificuldades de se adquirir uma postura reflexiva diante dessa tendência tradicional. Temos por objetivo levantar questionamentos sobre essa teoria, como elas são incorporadas pelos os docentes, se há uma reflexão sobre a abordagem ou se eles se deixam levar pelo “modismo” que deformam o real conceito da teoria. Também, é válido discutir e questionar os entraves que os professores enfrentam para adquirir novas posturas, levando em consideração o predominio da tendência tradicional. Foi realizado a metodologia do tipo estudo bibliográfico na produção deste artigo, levando em conta os autores Schon, Pérez Gomez, Tardif, Zeichner, Pimenta e Contreras sobre o tema formação de professores. Diante do que foi visto, percebemos que o professor encontra situações propícias para o desenvolvimento de uma postura reprodutiva no seio de sua formação. No entanto, não se pode acreditar que uma teoria ou outra irá mudar radicalmente a educação, que a partir de tal teoria se estará formando homens conscientes, críticos em seu contexto. Mesmo porque a Educação Tradicional ainda prevalece com o preceito de “vaga na universidade”. Concluimos que é necessária uma reflexão crítica sobre as teorias que surgem na área de formação docente e, também levantar questionamentos para investigações posteriores como: qual formação nos queremos? Se é suficiente conceber essas novas teorias como se fossem pacotes de instrução de como fazer? Por isso precisamos mais do que novas teorias. É preciso uma reflexão mais profunda e uma ação mais efetiva. PALAVRAS CHAVE: Identidade Docente, Formação Docente, Professor Reflexivo

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Glessiane Freitas Prata, Universidade Federal do Ceará - UFC

Currículo e Formação Docente

Publicado

2015-03-25

Cómo citar

PRATA, G. F. (RE) CONSTRUINDO-SE PROFESSOR REFLEXIVO NO CONTEXTO ROTINEIRO DA EDUCAÇÃO. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.13338. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.13338. Acesso em: 13 may. 2024.