UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

a pedagogia Waldorf e a integralidade do conhecimento e do ser

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.37865

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Integralidade humana, Complexidade, Currículo

Resumo

O presente trabalho trata sobre a educação e a integralidade do ser, no qual suscita-se a reflexão sobre como esta temática pode abrir caminhos alternativos para se pensar a noção e os desafios da formação humana. Como um desses caminhos, apresentamos a Pedagogia Waldorf, partindo da intenção de saber se a mesma contempla a integralidade do ser em sua proposta curricular. Portanto, objetivamos compreender como a integralidade humana aparece na proposta curricular da educação infantil na Escola Waldorf Recife e, para isso, conceituamos a integralidade humana a partir das ideias de Edgar Morin, descrevemos os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf e investigamos como a integralidade é abordada na proposta curricular da educação infantil da referida escola. O percurso metodológico possui natureza qualitativa, do tipo exploratória, cujos dados foram construídos através de análise documental apoiada pela observação sistemática como instrumento de coleta de dados. A pesquisa evidenciou que a integralidade do ser aparece na proposta curricular da Pedagogia Waldorf plenamente harmonizada com o Paradigma Complexo, superando a fragmentação do conhecimento e do ser, harmonizando-se com a crítica à supervalorização da racionalidade, defendida por Edgar Morin.

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Biografia do Autor

Caricelma Aparecida Lima Albuquerque e Silva, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e Assistente Administrativo Educacional - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Nayara Tatiana Santos da Costa, Universidade Federal De Campina Grande, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professora da Unidade Acadêmica de Física e Matemática-UAFM, do Centro de Educação e Saúde - CES– UFCG.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

SILVA, C. A. L. A. e; COSTA, N. T. S. da. UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: a pedagogia Waldorf e a integralidade do conhecimento e do ser. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 234–248, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.37865. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.37865. Acesso em: 28 mar. 2024.