DA MEMÓRIA: movimentos de “não esquecer” em currículos de Língua Portuguesa da cidade de São Paulo.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.42014

Palabras clave:

Currículo. Língua Portuguesa. Memória.

Resumen

Este artigo tem como objetivo verificar como a categoria “memória discursiva” permite movimentos de esquecimento e lembrança, principalmente no que diz respeito à concepção de linguagem, a partir de um corpus constituído por cinco documentos curriculares de Língua Portuguesa, publicados em gestões e épocas diferentes, os quais foram coletados no setor de Memória Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para tanto, filiamo-nos à Análise do Discurso de orientação francesa para discutir os dados. A categoria de análise, em confronto com os dados, demonstrou que o esquecimento e apagamento de concepções e abordagens propostas nos documentos curriculares estão, de alguma forma, ligadas a um ideário político-ideológico das gestões que atuaram na produção dos respectivos currículos.

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Biografía del autor/a

Felipe de Souza Costa, Universidade de São Paulo (USP)

Professor de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. E-mail: fedesouzacosta@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7214-8915

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Publicado

2019-10-03

Cómo citar

COSTA, F. de S. DA MEMÓRIA: movimentos de “não esquecer” em currículos de Língua Portuguesa da cidade de São Paulo. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 12, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.42014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n3.42014. Acesso em: 30 jun. 2024.