INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO

Autores

  • Silvia Alves dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná campus Cornélio Procópio - UENP-CP/PR
  • João dos Reis Silva Junior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Analisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Alves dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná campus Cornélio Procópio - UENP-CP/PR

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2004). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.  Professora na Universidade Estadual do Norte do Paraná campus Cornélio Procópio - UENP-CP/PR.

João dos Reis Silva Junior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1982), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutora em Educação pela PUC/São Paulo (1992). Tem pós-doutoramento em Sociologia Política pela Unicamp e pós-doutoramento em Economia Política da Educação no Departamento de Economia da FEA-USP, com a fase internacional na University of London. Livre-docente em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Senior Research Fellow na Mercer University (GA-US).

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

SANTOS, S. A. dos; SILVA JUNIOR, J. dos R. INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 154–170, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/17787. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA