INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
Resumen
Analisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual.
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