RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX

Autores

  • Amanda Sousa Galvíncio UFPB
  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional.

 

PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Sousa Galvíncio, UFPB

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de educação da UFPB.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPB.

Referências

AGUIAR, R. C. O rebelde esquecido: tempo, vida e obra de Manoel Bomfim. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

ALONSO, A. Crítica e contestação: o movimento reformista da geração 1870. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.15, n.44, p. 35-55, out. 2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v15n44/4146.pdf>. Acesso em: 5 out. 2009.

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

AZEVEDO, F. Manifesto dos pioneiros da Educação nova (1932) e dos educadores 1959.Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Massangana, 2010.

BARBOSA, R. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947. (Obras completas. v. 10, tomo I – IV).

BOTELHO, A. Educação e Modernidade no Brasil. Revista Cultura Vozes, São Paulo, v. 93, n.1, p.122-145,1999. Disponível em: <http://www.ifcs.ufrj.br/~nusc/vozes.pdf>. Acesso em: 5 out. 2009.

BOTO, C. A escola primária como tema do debate político às vésperas da República. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol.19, n.38, p.253-281, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbh/v19n38/1004.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2011.

CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia da Letras, 1987.

CARVALHO, M. M. C. Escola, Memória, Historiografia: a produção do vazio. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 7, n. 1, 1993. Disponível em: <http://intranet.seade.gov.br/produtos/spp/v07n01/v07n01_03.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2010.

COSTA, J. C. C. Nação, raça e miscigenação: uma análise hermenêutica da formação da nacionalidade brasileira, 1888-1928. 2003. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. Disponível em: <http://www.liber.ufpe.br/teses/arquivo/20041125112932.pdf>. Acesso em: 5 out. 2009.

_____. Nação, Estado e Raça em Manoel Bomfim: a impertinência bomfimniana em torno da identidade nacional. Revista Cronos, Natal, UFRN, v. 10, n.2, jul./dez. 2008.

COSTA, J. C. C.; GALVÍNCIO, A.; ESPINDOLA, M. L. Intelectuais, História e Pensamento Brasileiro: escravidão, trabalho e educação no América Latina Males de Origem de Manoel Bomfim. Revista HISTEDB On-line, v. 37, p. 183-204, 2010. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2010.

DANTAS, C. V. Debates intelectuais sobre mestiçagem e preconceito de cor na primeira república. Revista Tempo, n. 26. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a04v1326.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2010.

FARIA FILHO, L. M.; SALES, Z. E. S. Escolarização da infância brasileira: a contribuição do bacharel Bernardo Pereira de Vasconcelos. In: FREITAS, M. C.; KUHLMANN JR., M. (Orgs.). Os intelectuais na História da Infância. São Paulo: Cortez, 2002.

_____. Os Projetos de Brasis e a questão da instrução no nascimento do Império. In: VAGO, T.etal. Belo Horizonte: Mazza, 2009.

FREITAS, M. C.; KUHLMANN JR., M. (Orgs.). Os intelectuais na História da Infância. São Paulo: Cortez, 2002.

FREITAS. M. C. Educação Brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas de seus manifestos.In: STEPHANOU, M.;BASTOS, M. H.C. (Orgs.). História e memória da educação no Brasil: V. III: século XX. Petrópolis:Vozes, 2005.

FERREIRA, A.; GONDRA, J. Idades da vida, infância e a racionalidade médico: higiénica em Portugal e no Brasil (séculos XII-XIX).In: LOPES, A.; FARIA FILHO, L. M.; FERNADES, R. (Orgs.). Para compreensão Histórica da Infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GONDRA, J. G. A emergência da infância. Educação em Revista, v. 26 n.01, p. 195-214, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/10.pdf>.Acesso em:1 Jul. 2011.

LOURENÇO FILHO, M. B. A pedagogia de Rui Barbosa.In: LOURENÇO FILHO, R. (Org.). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001.

LYNCH, C. E.A primeira encruzilhada da democracia brasileira: os casos de Rui Barbosa e de Joaquim Nabuco. Revista Sociologia e Política, v. 16, ago. 2008.

MACHADO, M. C. G. O Projeto de Rui Barbosa: o papel da Educação na modernização da sociedade.1999. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

MELLO, M. T. C. “A modernidade Republicana”. Revista Tempo, v.13, n.26, 2009. Disponível em:<http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/v13n26a02.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2010.

MOTA, C. G.Cultura brasileira ou cultura republicana. Estudos Avançados, v. 4, n. 2, jan. 1990, p. 19-38. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141990000100003>. Acesso em: 15 abr. 2010.

RIBEIRO, P. R. M.História da saúde mental infantil: a criança brasileira da Colônia à República Velha. Psicologia em Estudo, v.11, n.1, p.29-38, 2006.

ROCHA, M. B. M. Matrizes da modernidade republicana. Campinas: Autores Associados, 2004.

______. O ensino elementar do Decreto Leôncio de Carvalho: visão de mundo herdada pelo tempo republicano? Revista Brasileira de Educação, v.15, n.43, p.126-200, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a09v15n43.pdf>. Acesso em:1 jul. 2011.

SCHUELER, A. F. M.; MAGALDI, A. M. B. M.República: memória, história e perspectiva de pesquisa. Revista Tempo, v. 13, n. 26, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a03v1326.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2010.

SCHWARCZ, L.; BOTELHO, A. Ao vencedor as batatas 30 anos: crítica da cultura e processo social: entrevista com Roberto Schwarz. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 23, n. 67, jun. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092008000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 ago. 2011.

SCHWARZ, R. A ideia fora do lugar. In: ______. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1992.

VALLE, L. A escola e a nação: as origens do projeto pedagógico brasileiro. São Paulo: Letras & Letras, 1997.

VIEIRA, C. E. História dos Intelectuais: representações, conceitos e teorias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A educação e seus sujeitos, 4. 2006, Gioânia. Anais... Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2006. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/coordenadas/ eixo06/Coordenada%20por%20Carlos%20Eduardo%20Vieira/Carlos%20Eduardo%20Vieira%20-%20Texto2.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2011.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

GALVÍNCIO, A. S.; COSTA, J. C. de C. RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 88–105, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20221. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)