RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX

Autores

  • Amanda Sousa Galvíncio UFPB
  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional.

 

PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância.

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Biografia do Autor

Amanda Sousa Galvíncio, UFPB

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de educação da UFPB.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPB.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

GALVÍNCIO, A. S.; COSTA, J. C. de C. RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 88–105, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20221. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

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