Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:
entre comemoração e rememoração (1977-1994)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821Palavras-chave:
Programa de Pós-Graduação em Educação, Comemoração, RememoraçãoResumo
Este artigo pretendeu difundir as primeiras análises e impressões em relação à constituição e à trajetória inicial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), em favor da Educação Popular, entre 1977 e 1994. Para cumprir tal intenção, recorreu-se aos seguintes questionamentos: o que as fontes históricas revelam sobre o programa? Quais são as primeiras impressões sobre a identidade e o lugar social da instituição, entre 1977 e 1994? Por que comemorar e rememorar a trajetória inicial do PPGE/UFPB? Nessa perspectiva, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise sobre as memórias escritas de fontes históricas: a Resolução CONSEPE 47º/1977, o Mapa de Seleção (perfil dos candidatos) de 1987 a 1994 e o livro comemorativo de trinta anos do Programa, dialogando com Lampert (2000), Saviani (2008), Ferreira (2012), dentre outros autores. Como resultado, evidenciou-se a mobilização do corpo do Programa no levantamento de fontes e as reflexões entre os limites dos atos de comemoração e rememoração na obra celebrativa e na escrita das primeiras impressões sobre a História e Memórias do PPGE/UFPB.
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