TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION IN HUMAN RIGHTS EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37024Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos., Tecnologias da informação e comunicação., Ensino superior., Direitos fundamentais., Ensino jurídico.Resumo
Considerando o avanço da ciência nos últimos anos, bem como os acontecimentos históricos que consolidaram no corpo jurídico-normativo alguns direitos elementares aos seres humanos, este artigo aborda a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Educação em Direitos Humanos (EDH) no ensino superior. A EDH é vista como ponto de partida para a obtenção de efetividade aos direitos fundamentais. Por outro lado, as TIC se apresentam como ferramentas aptas ao fomento de metodologias ativas e estratégias didáticas coerentes com uma formação jurídica adequada e articulada com a realidade contemporânea. O objetivo deste artigo é elencar e descrever as possibilidades de aplicação das TIC como estratégias didáticas à docência universitária, que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem e apresenta, aos estudantes, lições sólidas sobre direitos humanos fundamentais, entre os quais se insere o direito à educação. Por meio de revisão bibliográfica, foram reunidos diversos referenciais teóricos sobre a matéria, com a utilização do método descritivo, sendo a pesquisa efetivada, quanto à abordagem, de forma qualitativa.
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