AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CORAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CORUFS (1970-1990)
THE EDUCATIONAL PRACTICES OF THE CORAL OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE -CORUFS (1970-1990)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.42092Palavras-chave:
Formação inicial., Ensino de Literatura., Metologia de Ensino de Literatura., Leitor literário.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as práticas educativas do Corufs no período de 1970 a 1990. Trata-se, então, de uma pesquisa de caráter histórico documental cujo produto, a fonte escrita, é a nossa matéria-prima. As fontes foram analisadas com base em Le Goff (1984), historiador que nos aconselha a desmistificá-las. No decorrer dos seus 47 anos de vida, o Corufs vem executando um repertório que abrange os gêneros erudito e “popular”, sendo que nas duas primeiras décadas de atuação, suas apresentações se deram nos âmbitos local, nacional e internacional. Assim, apesar de os documentos informarem que a música brasileira teria lugar garantido, no repertório, percebemos que, nos folders, a música erudita europeia ocupou o principal lugar.
Downloads
Referências
ARRUDA, Yolanda de Quadros. Elementos de canto orfeônico. 34. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.
BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: Fontes históricas. PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 23-79.
BARRETO, Ceição de Barros. Coro orfeão. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1938.
BONITO, Rebelo. Canto coral e vida orfeônica: subsídios para a história do canto colectivo popular e artístico. Porto/PT.: Alttiormelior, 1952.
BRASIL. ACERVO PESSOAL DA PROFA. JOSEFA ELIANA SOUZA. Convite para concerto comemorativo de aniversário do CORUFS (15/12/1990). ARACAJU - BRASIL [s.d].
BRASIL. ACERVO PESSOAL DA PROFA. JOSEFA ELIANA SOUZA. Folder Programme de la commemoration du 14 jullet. ARACAJU - BRASIL [s.d].
BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Breve histórico do coral da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão [s.d.].
___________. Relatório das atividades do centro de cultura e arte - CULTART / PROEX / UFS (1992-1996). São Cristóvão, 1996.
BRASIL. CENTRO DE CULTURA E ARTE - CULTART. Oficina Introdução as invenções de J. Sebastian Bach. ARACAJU - BRASIL [s.d.].
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 15 jul. 2018.
CURRÍCULO. Antônio Carlos Plech. [s.d].
DANTAS, Ibarê. História de Sergipe: República (1889-2000). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
ELIAS, Nobert. O processo civilizador: uma história dos costumes (vol. 1), Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1990.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopédia Einaudi. Vol.1. Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984. p. 95-106.
NUNES, Maria Thetis. História da Educação em Sergipe. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Aracaju: Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, 1984.
SANTANA, Ana Lúcia. O canto Coral. Disponível em: <http://www.infoescola.com/musica/canto-coral>. Acesso em 24 de ago. 2014.
SANTOS, Elias Souza dos. Ó Tupã, Deus do Brasil: o canto orfeônico na Escola Normal de Aracaju (1934-1971). Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2016.
VIEIRA, Carlos Eduardo da Silva. O gosto pelo canto coral protestante no Brasil: histórias e tensões em um campo musical. Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, São Bernardo do Campo/SP, 2012.
GRAÇA, Tereza Cristina Cerqueira da; SOUZA, Josefa Eliana; CERQUEIRA FILHO, Manuel Luiz. Sociedade e cultura sergipana. Parâmetros curriculares e textos. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).