EDUCAÇÃO DE PESCADORAS NA BAHIA: NOTAS DE UM MAPEAMENTO
EDUCATION OF FISHERWOMEN IN BAHIA: NOTES OF A MAPPING
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.53344Palavras-chave:
Mapeamento, Educação, PescadorasResumo
Mapeamento de teses e dissertações de quatro (4) universidades públicas do Estado da Bahia, que teve como objetivo localizar pesquisas que refletissem a educação de pescadoras no âmbito do estado. O artigo procura apresentar os trabalhos encontrados através da análise dos resumos, descrevendo os principais assuntos abordados, a perspectiva metodológica e as áreas de conhecimento, por meio da seleção dos trabalhos em blocos temáticos. Concluímos que há uma escassez de trabalhos acadêmicos que reflitam a educação de pescadoras no Estado da Bahia e consideramos a necessidade de ampliação dos mesmos.
Downloads
Referências
ARGÔLO, Simone Vieira O beneficiamento e o comércio informal de pescados em São Francisco do Conde-Ba: o trabalho, a higiene e a conservação do produto. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Escola de Nutrição, 2012.
BARRETO, Mércia Ferreira. Segurança alimentar e nutricional e contaminação ambiental em uma comunidade de marisqueiras do município de Santo Amaro, Bahia. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição, Salvador, 2015.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRASÃO, Maria de Fátima Fernandes. Cotidiano e trabalho das marisqueiras e catadeiras de Valença - BA (1960-2000). Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Mestrado em História Regional e Local, 2011.
CAETANO, Hugo Silva. Na maré e na escola: experiências educativas de marisqueiras de Salinas da Margarida-BA. Dissertação de Mestrado- Universidade do Estado da Bahia- Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2013.
CONCEIÇÃO, Nádia dos Santos da. Cultura, Saúde e Meio Ambiente: percepções de mulheres da comunidade de Acupe - Santo Amaro (BA) - sobre poluição. Dissertação (mestrado – Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) -- Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, 2016.
COSTA, Cristiane Sobrinho. Pescadores do Rio Vermelho: ritos, tradições e ancestralidade da pesca artesanal. Dissertação – Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia, 2011.
DALTRO, Ana Cleusa Santana. Aspectos socioeconômicos e qualidade dos moluscos bivalves através do monitoramento microbiológico e genético Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, 2013.
DIEGUES, A. C. Etnoconservação da Natureza: Enfoques alternativos. In: DIEGUES, A. C. (org). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. HUCITEC/NUPAUB, São Paulo, p. 1-46, 2000.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002
FIGUEIREDO, Marina Morenna A. Trabalho e participação política das pescadoras na Reserva Extrativista (RESEX) Canavieiras – BA. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de PósGraduação em Geografia,Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências, 2013.
FREIRE, Crizeide Miranda. A outra margem : a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Campus I – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GADOTTI, Moacir. (1993), “Educação Comunitária e Economia Popular”, in M. Gadotti e F. Gutierrez (orgs.), Educação Comunitária e Economia Popular. São Paulo, Cortez, pp. 11-22 (Coleção Questões da Nossa Época, 25)
GONH, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, nº 50,p. 27-38, jan,/mar. 2006.
GOMES, Rosana Costa. A vida no vai-e-vem das águas: mulheres marisqueiras de Salinas da Margarida, trabalho, cultura e meio ambiente (1960-1990). Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de pósgraduação em História Regional e Local, 2009.
LARANJEIRA, Raymundo. Estado da Arte do direito agrário no Brasil. Anais do XI Seminário Internacional do direito agrário. Associação Brasileira de direito agrário. Maranhão, 2003.
MAMEDE, Tainã Cádja Almeida de. Biomonitoramento por crassostrea rhizophorae (Guilding, 1928) e percepção de risco socioambiental na Baia de Todos os Santos, Bahia. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente – POSPETRO, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, 2012.
MANESCHY, Maria Crisina. Da casa ao mar: papéis das mulheres na construção da pesca responsável. Proposta, nº 84/85, mar-agost., pp. 82-91, 2000.
PENA, Paulo Gilvane Lopes; MARTINS, Vera. Sofrimento Negligenciado. EDUFBA, Salvador, 2014.
PORTELA, Rafael Davis Pescadores na Bahia do Século XIX. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2012.
REZENDE, Patrícia de Souza. A reprodução enquanto um processo biossocial. Estudo etnográfico em uma vila do Baixo-Sul Baiano. Tese (doutorado) - Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia, 2015.
RIOS, Antoniel de Oliveira; REGO, Rita de Cássia Franco; PENA, Paulo Gilvane Lopes. Doenças em trabalhadoras da pesca. Revista Baiana de Saúde Pública/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – v. 35, nº 1, jan/mar. Salvador-BA, 2011.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, vol. 6, núm. 19, septiembre-diciembre, 2006, pp. 37-50 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil
SANDOVAL, Ana Claudia Rozo. Cartografia do saber/fazer das marisqueiras. Leituras outras das tecnologias, técnicas artesanais como potência. Tese (doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2015.
SANTOS, Mario Alberto dos, Unidades de conservação, educação e planejamento comunitário: uma análise da realidade da Reserva Extrativista Marinha. Baía do Iguape/BA. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, 2007.
SANTOS, Sandra Soares de. Diagnóstico da cadeia produtiva de ostra de dois municípios da região do Baixo Sul. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.
SANTOS, Tamires Maria Lima Gonçalves. Memórias brincantes: o design de brinquedos artesanais das marisqueiras do bairro Paripe em Salvador-BA. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, 2015.
SILVA, Rosana Uildes Ferreira Benicio da. Educação, meio ambiente e participação social : um estudo sobre a vida da comunidade de marisqueiras e pescadores de Cação, município de Madre de Deus- Bahia, na Baía de Todos os Santos. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Campus I. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduc, 2016.
STOPILHA, Ana Lícia de Santana. Saberes e práticas das Marias Marisqueiras da comunidade de Mangue Seco: uma investigação sobre mariscagem em Valença (BA). Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar, 2015.
WOORTMAN, Ellen F. Da complementariedade à dependência: a mulher e o ambiente em comunidades “pesqueiras” do Nordeste. Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia. Brasília, DF, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).