CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ENSINAR: ÁLVARO VIEIRA PINTO E PAULO FREIRE
CONVERSATIONS WITH THOSE WHO LIKE TO TEACH: ÁLVARO VIEIRA PINTO AND PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54472Palavras-chave:
Educação, Jovem e adultos, MudançasResumo
Este artigo foi produzido a partir de uma vivência no doutoramento, que nos aproximou do pensamento de dois grandes representantes da história da educação brasileira: Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire, referentes às seguintes obras: Sete lições sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação e Mudança, respectivamente. Essa escolha se justifica porque são autores que discutem sobre as concepções educacionais ao longo da história da educação. Assim, nosso ensaio busca, com base nos diálogos fomentados, explicar algumas concepções que permeiam a educação brasileira, ultrapassando os limites do tempo desses autores, porquanto permanecem em nossa realidade. Para alcançar o objetivo de nosso ensaio, analisamos o conceito de educação e formação, sob o ponto de vista de Álvaro Vieira Pinto, e apresentamos uma abordagem sobre o compromisso social do profissional com a sociedade, e a educação e o processo de mudança social, na obra de Paulo Freire. Para isso, conduzimos uma revisão bibliográfica sobre as referidas obras.
Downloads
Referências
FÁVERI, José Ernesto. O legado de Álvaro Vieira Pinto na voz de seus contemporâneos. São Paulo: LiberArs, 2012.
FÁVERI, José Ernesto. Álvaro Vieira Pinto: contribuições à educação libertadora de Paulo Freire. São Paulo: LiberArs, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIROUX. Henry. G. Cultura, poder e transformação na obra de Paulo Freire. In: GIROUX. Henry. G. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,1997, p. 145-156.
LIMA, Michelle Fernandes. As bases do pensamento do filósofo Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) e sua atuação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 485-515, 2015.
NETO, José Francisco de Melo. Diálogo em educação (Platão, Habermas e Freire). João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 5ed., São Paulo: Cortez, Autores Associados, 2014.
ROUX, Jorge. Álvaro Vieira Pinto: nacionalismo e terceiro mundo. São Paulo: Cortez, 1990.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 13. ed., São Paulo: Cortez, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).