LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA:

A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS SOB O VIÉS DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Stéfane de Almeida dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60341

Palavras-chave:

Leitura literária. Formação de leitores. Prática docente.

Resumo

O presente trabalho configura-se como um recorte de uma pesquisa monográfica de conclusão de curso, cuja discussão versa sobre a formação de leitores literários nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o viés da prática docente. Com isso, o objetivo consiste em apresentar parte dos resultados oriundos da pesquisa realizada com dez professoras que lecionam em turmas de 1º ao 5º ano de uma escola de rede pública e municipal de João Pessoa/PB. Para tanto, aplicamos um questionário on-line com o intuito de identificar se e como as professoras utilizam a literatura infantil na formação leitora de seus alunos e alunas. Além disso, valemo-nos dos postulados teóricos de Aguiar (2001); Bajour (2012); Bordini e Aguiar (1988); Candido (2011), Chambers (2007a, 2007b), dentre outros, para fundamentar e discorrer sobre a necessidade de uma prática docente direcionada à formação de leitores. Assim, por meio da análise qualitativa dos dados coletados, foi possível verificar que, a partir da materialização de diferentes pressupostos metodológicos, o grupo de professoras desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a formação de crianças leitoras de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfane de Almeida dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

 Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente integra o quadro de professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e é líder do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF)

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. et al. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 01 set. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. In.: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 103-143. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb/pdf/d_c_n_educacao_basica_nova.pdf> Acesso em: 05 abr. 2021

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: A Secretaria, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf> Acesso em: 28 ago. 2020.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.

CHAMBERS, Aidan. Dime. Los niños, la lectura y la conversación. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: Fondo de Cultura Económica, 2007a.

CHAMBERS, Aidan. El ambiente de la lectura. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: Fondo de Cultura Económica, 2007b.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. 1. ed. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. – São Paulo: Atlas,

GIROTTO, Cynthia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que lêem. In: SOUZA, Renata Junqueira de. Et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

DOS SANTOS, S. de A.; MARIA SEGABINAZI, D. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: : A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS SOB O VIÉS DA PRÁTICA DOCENTE . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 61–80, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60341. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/60341. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)