LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA:

A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS SOB O VIÉS DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Stéfane de Almeida dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60341

Palavras-chave:

Leitura literária. Formação de leitores. Prática docente.

Resumo

O presente trabalho configura-se como um recorte de uma pesquisa monográfica de conclusão de curso, cuja discussão versa sobre a formação de leitores literários nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o viés da prática docente. Com isso, o objetivo consiste em apresentar parte dos resultados oriundos da pesquisa realizada com dez professoras que lecionam em turmas de 1º ao 5º ano de uma escola de rede pública e municipal de João Pessoa/PB. Para tanto, aplicamos um questionário on-line com o intuito de identificar se e como as professoras utilizam a literatura infantil na formação leitora de seus alunos e alunas. Além disso, valemo-nos dos postulados teóricos de Aguiar (2001); Bajour (2012); Bordini e Aguiar (1988); Candido (2011), Chambers (2007a, 2007b), dentre outros, para fundamentar e discorrer sobre a necessidade de uma prática docente direcionada à formação de leitores. Assim, por meio da análise qualitativa dos dados coletados, foi possível verificar que, a partir da materialização de diferentes pressupostos metodológicos, o grupo de professoras desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a formação de crianças leitoras de literatura.

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Biografia do Autor

Stéfane de Almeida dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

 Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente integra o quadro de professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e é líder do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF)

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

DOS SANTOS, S. de A.; MARIA SEGABINAZI, D. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: : A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS SOB O VIÉS DA PRÁTICA DOCENTE . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 61–80, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60341. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/60341. Acesso em: 16 jan. 2022.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO