LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA:
A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS SOB O VIÉS DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60341Palavras-chave:
Leitura literária. Formação de leitores. Prática docente.Resumo
O presente trabalho configura-se como um recorte de uma pesquisa monográfica de conclusão de curso, cuja discussão versa sobre a formação de leitores literários nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o viés da prática docente. Com isso, o objetivo consiste em apresentar parte dos resultados oriundos da pesquisa realizada com dez professoras que lecionam em turmas de 1º ao 5º ano de uma escola de rede pública e municipal de João Pessoa/PB. Para tanto, aplicamos um questionário on-line com o intuito de identificar se e como as professoras utilizam a literatura infantil na formação leitora de seus alunos e alunas. Além disso, valemo-nos dos postulados teóricos de Aguiar (2001); Bajour (2012); Bordini e Aguiar (1988); Candido (2011), Chambers (2007a, 2007b), dentre outros, para fundamentar e discorrer sobre a necessidade de uma prática docente direcionada à formação de leitores. Assim, por meio da análise qualitativa dos dados coletados, foi possível verificar que, a partir da materialização de diferentes pressupostos metodológicos, o grupo de professoras desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a formação de crianças leitoras de literatura.
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