Cultura literária na escola:

da sala de aula à biblioteca

Autores

  • Stéfane de Almeida dos Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Lays Lins de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63744

Palavras-chave:

Cultura literária, Escola, Leitura

Resumo

O presente trabalho parte da relação de parceria estabelecida entre uma escola e uma universidade no tocante ao fomento da educação literária às crianças e adultos de um contexto escolar municipal em João Pessoa, na Paraíba. Dito isso, o principal objetivo em é discorrer acerca das experiências literárias promovidas pelo projeto de extensão Cultura Literária na escola: para ler, ouvir ver e sentir (CCHLA/UFPB) à comunidade da EMEIEF Lúcia Giovanna Duarte de Melo. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de autores e autoras como Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007; 2017), Chambers (2007a; 2007b), Reyes (2012), Zilberman e Silva (1990) para nortear o debate em torno desta parceria que tem como cerne a literatura infantil e o seu potencial formador materializado na escola. Assim, no alcance do nosso objetivo, apresentaremos as ações desenvolvidas durante o ano de 2021 e início de 2022, destacando proposições, alcances e, ainda, ponderando o histórico da relação que estabelecida entre a escola, o espaço universitário e seus sujeitos, todos(as) circundados pelas leituras e experiências com a literatura infantil no processo de construção de uma comunidade leitora. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfane de Almeida dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 Pedagoga em formação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Referências

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CHAMBERS, Aidan. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: Fondo de Cultura Económica, 2007a.

CHAMBERS, Aidan. El ambiente de la lectura. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: Fondo de Cultura Económica, 2007b.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. Trad. Rodrigo Petronio. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DOS SANTOS, S. de A.; LINS DE ALBUQUERQUE, L. .; MARIA SEGABINAZI, D. Cultura literária na escola: : da sala de aula à biblioteca. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202317, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63744. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/63744. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Literatura Infantil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)