Cultura literária na escola:
da sala de aula à biblioteca
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63744Palavras-chave:
Cultura literária, Escola, LeituraResumo
O presente trabalho parte da relação de parceria estabelecida entre uma escola e uma universidade no tocante ao fomento da educação literária às crianças e adultos de um contexto escolar municipal em João Pessoa, na Paraíba. Dito isso, o principal objetivo em é discorrer acerca das experiências literárias promovidas pelo projeto de extensão Cultura Literária na escola: para ler, ouvir ver e sentir (CCHLA/UFPB) à comunidade da EMEIEF Lúcia Giovanna Duarte de Melo. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de autores e autoras como Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007; 2017), Chambers (2007a; 2007b), Reyes (2012), Zilberman e Silva (1990) para nortear o debate em torno desta parceria que tem como cerne a literatura infantil e o seu potencial formador materializado na escola. Assim, no alcance do nosso objetivo, apresentaremos as ações desenvolvidas durante o ano de 2021 e início de 2022, destacando proposições, alcances e, ainda, ponderando o histórico da relação que estabelecida entre a escola, o espaço universitário e seus sujeitos, todos(as) circundados pelas leituras e experiências com a literatura infantil no processo de construção de uma comunidade leitora.
Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CHAMBERS, Aidan. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: Fondo de Cultura Económica, 2007a.
CHAMBERS, Aidan. El ambiente de la lectura. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: Fondo de Cultura Económica, 2007b.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. Trad. Rodrigo Petronio. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).