BNCC E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Cibele Beatriz da Silva Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros https://orcid.org/0000-0002-7505-8691
  • Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61747

Palavras-chave:

Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Saúde

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura relativa a programas de pós-graduação stricto sensu, objetivando caracterizar as investigações voltadas para o tratamento dado à temática saúde pela BNCC do ensino médio, bem como o conhecimento por elas já produzido. Realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados revelaram produção científica predominantemente qualitativa, em nível de mestrado, apoiada em análise de conteúdo, tornando evidente a escassez de trabalhos quantitativos e em nível de doutorado. Um estudo resultou na construção de um produto aplicado diretamente ao ensino de temas em Saúde, enquanto os outros dois se limitaram a uma perspectiva analítica que não resultava em produto educacional. Estes últimos concluíram que a BNCC não fornece elementos a respeito de uma teoria sobre Saúde embasando o tratamento dado a essa temática pelo documento, apesar da identificação de elementos que permitem concluir ser a abordagem da temática próximo da Educação em Saúde. Outrossim, o documento traz, ao longo de todas as áreas do conhecimento, a abordagem da Saúde, embora a concentre, predominantemente, em orientações relacionadas à Educação Física. Evidencia-se necessidade de pesquisas de doutoramento, e se abre a possibilidade de contribuir por meio de abordagens metodológicas quantitativas e mistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Beatriz da Silva Oliveira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros.

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Doutora Em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASSINELLO, G. A. H. A saúde nos parâmetros curriculares nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p. 34-47, dez. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v6i1.1000. Acesso em: 10 dez. 2021

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [s.l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220. Acesso em: 10 dez. 2021.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: um guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 12 ago. 1971.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. 2018a. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Etapa do ensino médio é homologada e Base Nacional Comum Curricular está completa. 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/72011-etapa-do-ensino-medio-e-homologada-e-base-nacional-comum-curricular-esta-completa. Acesso em: 13 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 2018c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 10 dez. 2021.

CERON, I. N. et al. Os desafios da pesquisa social na pós-graduação. Cadernos da Fucamp, [s.l], v. 19, n. 37, p. 80-94, 2020. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2057. Acesso em: 10 dez. 2021.

ERCOLE, F. F.; MELO, L. S. de; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 9-11, 2014. Disponível em: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/904. Acesso em: 10 dez. 2021.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, L. de A.; ALMEIDA, R. de S. A interdisciplinaridade como integração do conhecimento: superando a fragmentação do saber. Percurso Acadêmico, [s.l.], v. 7, n. 14, p. 436-452, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n14p436-452. Acesso em: 10 dez. 2021

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONSALVES, E. P. Conversas sobre a iniciação á pesquisa científica. 2. ed. Campinas: Alínea, 2001.

LUZ, J. C. O. O tema saúde na educação física escolar: tecitura histórica e proposições curriculares atuais. 2020. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. da; FERREIRA, M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os parâmetros curriculares nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde- Manguinhos, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 429-444, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702014005000025. Acesso em 10 dez. 2021

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), [s.l.], v. 12, n. 1, p. 117-128, abr. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Acesso em: 10 dez. 2021.

OLIVEIRA FILHO, J. P. de; SANTOS, M. L. dos; ZÔMPERO, A. de F. A temática saúde na perspectiva dos parâmetros curriculares nacionais e Base Nacional Comum Curricular. Revista Ensino e Educação em Ciências Humanas, [s.l], v. 21, n. 4, p. 430-436, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p430-436. Acesso em: 10 dez. 2021.

OMS. Constituição da Organização Mundial da Saúde. 1946. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/dh/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html. Acesso em: 14 jun. 2021.

PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Public Library of Science, [s.l.], e1003583, v. 18, n. 3, mar. 2021. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1003583. Acesso em: 10 dez. 2021.

PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, [s.l.], v. 18, n. 42, p. 384-411, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/WtDMmCV3jQB8mT6tmpnzkKc/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2021.

PEREIRA, G.; ORTIGÃO, M. I. R. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Periferia: educação cultura & comunicação, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 66-79, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/27341. Acesso em: 10 dez. 2021.

RODRIGUES, S. P. P. A educação em saúde como proposta transversal: desenvolvimento de uma matriz interdisciplinar para o ensino médio. 2019. 143 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Programa de Pós-Graduação Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

SAVIANI, D. Doutoramento em educação: significado e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, [s.l.], v. 7, n. 21, p. 181-197, jul. 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4591/0. Acesso em: 10 dez. 2021.

SILVA, A. H. et al. Análise de conteúdo: fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Revista Eletrônica Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais, v. 11, n. 1, p. 168-184, jan/ jun. 2017. Disponível em: http://app.fiepr.org.br/revistacientifica/index.php/conhecimentointerativo/article/view/223. Acesso em: 10 dez. 2021.

SILVA, M. S. da; GARCIA, R. N. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Enseñanza de LasCiencias, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 320-345, 2020. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_4_ex1511_45F.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

SILVA, M. S. da. Um estudo sobre a formação inicial de professores para a temática da saúde na região metropolitana de Porto Alegre. 2018. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SOUSA, M. C.; GUIMARÃES, A. P. M.; AMANTES, A. A Saúde nos documentos curriculares oficiais para o ensino de ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s.l.], p. 129-153, mai. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153. Acesso em: 10 dez. 2021.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, [s.l.], v. 31, n. 61, p. 21-44, abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-596x2017000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 dez. 2021.

STELLE, C. A. C.; CONTERNO, S. de F. R. Concepção de saúde incorporada pela Base Nacional Comum Curricular Brasileira. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de LasCiencias: Reflexión Documentada, [s. l], v. 16, n. 2, p. 312-327, 2021. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16135/16818. Acesso em: 10 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-05

Como Citar

BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA, C.; DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO, D. P. BNCC E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 21–40, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61747. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/61747. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO