Infâncias e os livros de literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64154Palavras-chave:
Infâncias. Literatura Infantil. Acervo Complementar de Literatura PNAIC.Resumo
Enquanto diverte a criança, a literatura enriquece a infância, incentivando suas narrativas, imaginação, estimula sua criatividade, favorece o desenvolvimento de sua personalidade e auxilia na ampliação e desenvolvimento de seu vocabulário. Desta forma o objetivo desse artigo é discutir a utilização da literatura infantil em sala de aula como instrumento facilitador para a construção da aprendizagem. Para tal faremos uso do campo teórico dos Estudos Culturais. Um estudo que escolhe, ou se coloca nesse campo teórico, deve problematizar as formas de conceber o que é real, ou seja, questionar as verdades produzidas pelos discursos. A entrada dos livros de literatura infantil em sala de aula se intensificou a partir de programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Estes programas auxiliam na formação inicial do leitor, apresentando o mundo das letras, com temas próximos ao cotidiano das crianças, para que então a curiosidade seja aguçada e a imaginação despertada, incentivando à leitura. Demostrando que o uso do texto em sala de aula não deve ser um pretexto, o texto por si só tem uma funcionalidade e o ensino deve partir dessa premissa.
Downloads
Referências
ABREU, Marcia. Cultura letrada: Literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006
ARIÈS, Philippe. Da família medieval à família moderna. In: ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986. p. 225-271.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985 institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Brasília: 1985. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto- 91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html> Acessado em: 29 de set. de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012 institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília: 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/legislacao/portaria_mec_826_alterada.pdf> Acessado em: 08 de set. de 2019.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. O fio e a trama: as crianças nas malhas do poder. Educação
& Realidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, v. 25, n. 1, jan/jun, 2000.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 21, set./dez., 2002.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação n. 23, maio/jun/jul/ago., 2003.
DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In:
CRAIDY, Carmen; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. (Org.). Educação infantil: pra
que te quero? Porto Alegre, Artmed, 2001.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam, da criança da rua a criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005.
DORNELLES, Leni Vieira; MARQUES, Circe Mara. Mas o que é infância? atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 2, maio/ago., 2015.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Retratos de crianças. In: GOUVÊA, Maria Cristina
Soares de. O mundo da criança: a construção do infantil na literatura brasileira. Bragança
Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
GILL, Rosalind. Análise do Discurso. In: GILL, Rosalind. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 244-270.
SAMPIERI, Roberto Hermández; CALLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptisa. Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica. In: SAMPIERI, Roberto Hermández; CALLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptisa. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso Editora LTDA, 2013. p. 27-48.
SILVA, Thaise da; TEIXEIRA, Márcia Prenda. Linguagens, oralidade e cultura escrita: um olhar para educação infantil. In: SARAT, Magda; TROQUEZ, Marta Coelho Castro; SILVA, Thaise da. (Org.). Formação docente para educação infantil: experiências em curso. Dourados: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2018. p. 193-205.
SILVA, Thaise da. O “discurso renovador da leitura” e a produção de práticas domésticas de leitura na interação com práticas escolares. 2007. 125 f. Trabalho de conclusão de curso (Mestrado) - Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Os estudos culturais e o currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 131-137.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A leitura e seus poderes: um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leitura. Educar em Revista, Curitiba, publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), v. 26, n. especial 2, 2010.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; QUADROS, Marta Campos de. Crianças que sofrem:
representações da infância em livros distribuídos pelo PNBE. Estudos de Literatura
Brasileira Contemporânea, Brasília, Grupo de estudos em literatura contemporânea, n. 46, jul/dez., 2015.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1998.
SOARES, Magda. Alfabetização: o método em questão. In: SOARES, Magda. Alfabetização, a questão dos métodos. São Paulo: Editora Contexto, 2016. p. 15-53.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n.23, p maio/jun/jul/ago., 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).