Literatura e acolhimento:

a mediação leitora em contextos de migração e refúgio

Autores

  • Francilda Araújo Inácio
  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Keywords: Children's and young adult literature; literary reading; reading mediators; reception; migrants and refugees.

Resumo

Fenômeno global e longevo, a migração tem se intensificado em função dos mais variados acontecimentos conflituosos e geradores de tensão em todo o mundo, a exemplo de conflitos armados, sobretudo no Oriente Médio, ações terroristas, violação de direitos humanos, fomes, guerras, desastres naturais e agudas dificuldades econômicas, políticas e sociais, como as ocorridas em nossa vizinha Venezuela, as quais acarretaram a saída de milhares de venezuelanos rumo a alguns países da América do Sul, como a Colômbia, o Peru e o Brasil, em busca de empregos e melhores condições de sobrevivência. Abrigando, até final de 2020, mais de 250 mil venezuelanos, o Brasil é, certamente, um dos países que mais recebem essa população. Ciente da capacidade de promoção do texto literário para criar um ambiente de acolhimento, este trabalho tematiza a validade da abordagem literária em contextos difíceis, a exemplo de contextos de migratórios, tendo como objetivo geral apresentar ações da Oficina “ACOLHE(LENDO): A mediação leitora em contextos de migração e refúgio” – direcionada a futuros mediadores de leitura – e, como objetivo específico, levantar, junto aos participantes desta oficina, as percepções acerca das experiências de abordagens metodológicas desenvolvidas no decorrer das atividades. Delineamos uma pesquisa de campo/aplicada com uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, que teve como fundamentos teóricos os estudos de Petit (2008; 2009; 2013; 2018), Arizpe et al. (2004), Arizpe (2002; 2012; 2018), Candido (1995), entre outros, mais especificamente no que se refere a abordagens teórico-metodológicas de obras literárias. Os resultados obtidos mostraram o êxito atingido pela Oficina e o reconhecimento, por parte dos cursistas, de ser a literatura um instrumento de encontro e acolhimento entre as pessoas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilda Araújo Inácio

Francilda Araújo Inácio - Drª em Letras e Linguística – Instituto Federal da Paraíba – https://orcid.org/0000-0002-2668-6018

Referências

ACHOTEGUI, Joseba. Los duelos de la migración: una aproximacíon psicopatológica y psicossocial. In: PERDIGUERO, Enrique; COMELLES, Josep Maria. (Coord.). Medicina y Cultura: Estudios entre la antroplogía y la medicina. Ediciones Bellaterra, Barcelona, p. 88-100.

ACHOTEGUI, Joseba. Cómo evaluar el estrés y el duelo migratorio. Escalas de evaluación de factores de riesgo en la migración. Aplicación al estrés y el duelo migratório. El mundo de la mente, Barcelona, 2010.

ARIZPE, Evelyn. Literatura infantil en contextos críticos de desplazamiento: El Programa “Leer con migrantes” In: Para leer en contextos adversos y otros espacios emergentes. Secretaría de Cultura, Ciudad de México. p. 23-64, 2018.

ARIZPE, Evelyn. Imágenes que invitan a pensar: el libro álbum sin palabras y la respuesta lectora. In: Reflexiones Marginales, n. 3, 2013. Disponível em: <http://reflexionesmarginales.com/3.0/22-imagenes-que-invitan-a-pensar-el-libro-album-sin-palabras-y-la-respuesta-lectora/> . Acesso em: 15. mar. 2022.

ARIZPE, Evelyn. Entre imágenes y palabras: la investigación que promueve comunidades lectoras inclusivas y creativas. In: COLOMER, T. & FITTIPALDI, M. La literatura que acoge: inmigración y lectura de álbumes. Barcelona: Banco del Libro – GRETEL y Fundación SM, p. 44-68, 2012.

ARIZPE, Evelyn. e STYLES, M. ¿Cómo se lee una imagen? El desarrollo de la capacidad visual y la lectura mediante libros ilustrados. Disponível em: <http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a23n3/23_2002_Arizpe.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2020.

BESPALOVA. Marina Núñez. La lectura en contextos adversos y otros espacios emergentes. In: Para leer en contextos adversos y otros espacios emergentes. Secretaría de Cultura, Ciudad de México. p. 7-17, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

PADILHA, Paulo Roberto. Educar em todos os cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural. São Paulo: Editora e livraria IPF, 2012.

PETIT, Michèle. El arte de la lectura en tiempos de crisis. México: Océano, 2008.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

PETIT, Michèle. Transfigurar el horror en beleza. In: Para leer en contextos adversos y otros espacios emergentes. Secretaría de Cultura, Ciudad de México. p. 15-22, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

INÁCIO, F.; FORMIGA, G. M. Literatura e acolhimento:: a mediação leitora em contextos de migração e refúgio. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202401, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/66061. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)