O Thesaurus Brasileiro da Educação como ferramenta de revisão de literatura e bibliométrica:

um estudo exploratório a partir de interesses de um programa de pesquisa sobre valorização do magistério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66759

Palavras-chave:

Thesaurus Brasileiro da Educação, Carreira docente, Valorização do magistério

Resumo

O objetivo deste trabalho é de problematizar a produção científica sobre carreira e valorização do magistério entre os anos de 2012 e 2022 a partir da exploração dos limites e as potencialidades do Thesaurus Brasileiro da Educação. A partir dos interesses específicos do programa de pesquisa intitulado “Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo”, coordenado pela UFPR, desenvolvido em rede com a UFMS, UEMS, UFPA, UFPB, UTalca-Chile e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), considerou-se o vocabulário controlado da plataforma Thesaurus com a potencialidade de auxiliar no processo híbrido de estudo bibliométrico e de revisão de literatura, na direção de compreender a produção, abordagem, temas dos artigos publicados durante o período proposto e outros aspectos, como os principais autores (as) e centros de discussão da temática. Os resultados indicam que a Gestão Terminológica tem potencialidades de integrar conteúdos e recuperar trabalhos, especialmente artigos, mas encontra limites na conceituação e os próprios termos genéricos utilizados, por não estarem consolidados na literatura acadêmica na política educacional e, especificamente, no campo de interesse da pesquisa.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto - Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Educação - Universidade Federal do Paraná

Maria Clara Lima de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Pedagogia - UFPB

Maria Ana Belly De Melo Araújo

Graduada em Direito e Pedagogia - UFPB

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

QUINTANILHA DA SILVA, M.; LIMA DE ARAÚJO, M. C.; DE MELO ARAÚJO, M. A. B. O Thesaurus Brasileiro da Educação como ferramenta de revisão de literatura e bibliométrica:: um estudo exploratório a partir de interesses de um programa de pesquisa sobre valorização do magistério. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202430, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66759. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/66759. Acesso em: 20 dez. 2024.