Estudo sobre a percepção de jovens:

suas vivências escolares e práticas curriculares na inclusão escolar no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68458

Palavras-chave:

Práticas Curriculares, Ensino Médio, Jovens com Deficiência

Resumo

Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública da rede estadual do Pará, no município de Belém com o objetivo de analisar as práticas curriculares vivenciadas por jovens com deficiência no Ensino Médio regular no ano de 2019. Foram entrevistados dois jovens com deficiência, sendo estes, um estudante matriculado no 2º ano, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e outro estudante matriculado no 3º ano, com diagnóstico de deficiência intelectual. Através do processo de categorização de Oliveira e Mota Neto (2011), o estudo examinou a participação desses jovens nas atividades de aprendizado e a relação com as políticas de inclusão. Os resultados apontam práticas curriculares não-dialógicas em sala de aula, atividades voltadas meramente ao alcance de notas nos componentes curriculares, ajustes no processo de acessibilidade para realização das provas avaliativas que não asseguram a aprendizagem dos conhecimentos escolares, desvalorização de experiências extracurriculares e invisibilidade nas relações professor-aluno com deficiência. Por outro lado, evidenciaram-se práticas de apoio familiar, atendimento educacional especializado, resistência cultural dos alunos com deficiência, protagonismo juvenil e aprendizado dialógico. Essas descobertas destacam a necessidade urgente de promover práticas mais justas no currículo, que valorizem a inclusão e reconheçam as capacidades dos jovens com deficiência.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mestrado em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Adjunta I na Universidade do Estado do Pará (UEPA), docente nos cursos de licenciaturas do Centro de Ciências Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Amazônia (GEPEEAm) e coordenadora da Rede Educação Especial dos Campos. Atuo na área da Educação, desenvolvo e oriento pesquisas sobre Formação de Professores; Práticas pedagógicas; Políticas; Educação Especial; Pessoa com deficiência; Educação Especial do Campo; Criança com deficiência em territórios do campo. Presidente da Comissão organizadora do I, II e III Encontro Amazônico de Educação Especial e I Fórum de Educação Especial no Campo. Ex-membro do Comitê de Ética em Pesquisa (2018-2020) da Universidade do Estado do Pará. Ex-coordenadora na Coordenadoria de Tutores EaD (NECAD/UEPA). Editora da Revista Povos, Diversidade e Educação (PoDE).

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

RODRIGUES MIRANDA, V.; CUNHA DOS SANTOS FERNANDES, A. P. Estudo sobre a percepção de jovens: : suas vivências escolares e práticas curriculares na inclusão escolar no ensino médio. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202437, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68458. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/68458. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?