A REVISTA “A ESCOLA" COMO FONTE DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69406Palavras-chave:
Ensino de Geografia; Revista “A Escola”; Disciplina Escolar.Resumo
O estudo que desenvolvemos teve como objeto de estudo “A Revista ‘A Escola’ como fonte de pesquisa sobre o ensino de geografia nas escolas paraenses na primeira metade do Século XX”. A revista, fonte de nossa pesquisa, constituiu-se enquanto periódico educacional, que circulou no Estado do Pará de 1900 a 1905. A investigação desenvolvida teve caráter bibliográfico e documental, cujos objetivos principais foram: o levantamento de artigos que trataram do ensino de geografia na escola secundaria paraense publicados na revista "A Escola"; identificar prescrições oficiais para o ensino de geografia que tenham sido publicadas na revista pesquisada; identificar as orientações didático-pedagógicas para o ensino da geografia contidas nos artigos levantados; analisar a concepção de geografia adotada pelos autores dos artigos levantados. Desse modo, nossos resultados demonstram o tipo de conteúdo privilegiado na disciplina escolar e os princípios que guiavam sua finalidade educativa.
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