A REVISTA “A ESCOLA" COMO FONTE DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69406

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Revista “A Escola”; Disciplina Escolar.

Resumo

O estudo que desenvolvemos teve como objeto de estudo “A Revista ‘A Escola’ como fonte de pesquisa sobre o ensino de geografia nas escolas paraenses na primeira metade do Século XX”. A revista, fonte de nossa pesquisa, constituiu-se enquanto periódico educacional, que circulou no Estado do Pará de 1900 a 1905. A investigação desenvolvida teve caráter bibliográfico e documental, cujos objetivos principais foram: o levantamento de artigos que trataram do ensino de geografia na escola secundaria paraense publicados na revista "A Escola"; identificar prescrições oficiais para o ensino de geografia que tenham sido publicadas na revista pesquisada; identificar as orientações didático-pedagógicas para o ensino da geografia contidas nos artigos levantados; analisar a concepção de geografia adotada pelos autores dos artigos levantados. Desse modo, nossos resultados demonstram o tipo de conteúdo privilegiado na disciplina escolar e os princípios que guiavam sua finalidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Vasconcelos, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

Genylton Rocha, Universidade Federal do Pará

Geógrafo e Pedagogo formado pela UFPA. Doutor em Geografia pela USP. Realizou Estágio de Pós-doutorado no INRP - França. Professor Títular da UFPA e atualmente exerce a função de Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica.

Referências

ALVES, Ana Elizabeth Santos; SILVA, Lígia Maria Portela. Fontes Históricas Documentais e os estudos sobre o trabalho e a educação. Revista HISTEDBR On-line, www.histedbr.fae.unicamp.br, v. 14, p. 1-10, 2004. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4742/art1_14.pdf

ARNAUT DE TOLEDO, Cezar de Alencar.; PASQUINI, Adriana Salvaterra. Historiografia da Educação: a imprensa enquanto fonte de investigação. Interfaces Científicas - Educação, v. 2, p. 257-267, 2014. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1297

ARNAUT DE TOLEDO, Cezar de Alencar.; SKALINSKI JÚNIOR, Oriomar . A imprensa periódica como fonte para a História da Educação: Teoria e Método. Revista HISTEDBR On-line, v. 48, p. 255-268, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640020

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica. Teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.

ASSIS, Raimunda Alves Moreira de. Pesquisa histórica: uma experiência em ato. In: MORORÓ, Leila Pio, COUTO, Maria Elizabeth Souza., and ASSIS, Raimunda Alves Moreira de., orgs. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017, pp. 41-54.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil (1900-2000). 1. ed. Rio de Janeiro: Mauadx, 2007. v.1. 262 p.

BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas – uma introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: revisitando aspectos primordiais para a Pesquisa Histórica. Mouseion, Canoas, n. 12, 129/159, mai/ago. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/332

BARROS, José D’Assunção. História, Espaço e Tempo: interações necessárias. Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 22, nº 36: p.460-476, Jul/Dez 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/YyzTrkd3ZMCMwDMw37cQTsv/abstract/?lang=pt

BASSELAR, José Van den. Introdução aos Estudos Históricos. São Paulo: EPU, 1979.

BASTOS, Maria Helena Camara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/250988779_A_imprensa_de_educacao_e_de_ensino_repertorios_analiticos_O_exemplo_da_Franca

BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 [original publicado: 1949, póstumo] [original de produção do texto: 1941-1942].

BURKE, Peter. A Escola dos Annales: 1929-1989. São Paulo: Edit. Univ. Estadual Paulista, 2º edição, 2010.

CATANI, Denice Bárbara. A imprensa periódica educacional: As revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Minas Gerais, v. 10, n.20, p. 115-130, 1996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editorial, 1988. 244 p

CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na Oficina do Historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História (PUCSP), v. 1, p. 22-38, 2007.

FRANCO, Maria Laura Puglisi. Análise de conteúdo. 3 ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à Pesquisa: Projetos e Relatórios. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista brasileira de história da educação n°1 jan./jun. 2001. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf

KARNAL, Leandro; TASTCH, Flavia Galli. Documento e História. A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013.p. 9-27.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute.; SCHELLER, Morgana. ; BONOTTO, Danusa de Lara. . Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones Unad , v. 14, p. 55-73, 2015. Disponível em https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-de-investigaciones-unad/article/download/1455/1771

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2013 (7ª edição revista).

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos Metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis (Impresso) , v. 10, p. 35-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: Fontes Históricas (pp. 111- 153). São Paulo. Contexto, 2008.

MARTINEZ, Edilene Cunha. A imprensa Pedagógica como tema e objeto para a História da Educação Paranaense: Jornal Escola Aberta (1986‐1988). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá

MARTINEZ, Silvia Alicia; PORTO, Cintia. A imprensa periódica como fonte para o estudo da profissão docente no contexto do norte fluminense (RJ) entre dois séculos (XIX e XX). Revista Contemporânea de Educação, v. 8, p. 176-197, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1692

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de (orgs.). História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008. v. 1. 302p

PINTO, Adriana Aparecida. Inventariando caminhos de pesquisa: a imprensa periódica como fonte para a escrita da história da educação de/em mato grosso. História e Diversidade, v. II, p. 7-26, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/citationstylelanguage/get/harvard-cite-them-right?submissionId=220&publicationId=168

SANTOS, Darlene Monteiro dos; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino. A imprensa pedagógica no pará em dias de república: a revista a escola e a revista do ensino como instituições de formação (1900-1912). História da educação, v. 24, p. 1-30, 2020.

SAVIANI, Demerval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 28-35, ago. 2006. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4913/art5_22e.pdf

SILVA, Michele. A Revista Brasileira de Educação: apropriações do discurso acerca dos temas da infância e da História da Infância. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

VASCONCELOS, J.; ODILON REGO DA ROCHA, G. . A REVISTA “A ESCOLA" COMO FONTE DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202504, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69406. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69406. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO