SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU ENSINO PARA O ALUNO SURDO
o que dizem as pesquisas já realizadas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69454Palavras-chave:
Sistema Monetário, Surdo, Estado do Conhecimento, Enunciados, VisualResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o que já se tem produzido sobre o ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em maio de 2023, usando termos específicos, como “surdez”, “dinheiro”, “Sistema Monetário”, “Educação Financeira”, “Matemática” e “Anos Iniciais”. Os dados selecionados para a análise seguiram o proposto na metodologia de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os resultados desta investigação foram organizados a partir de duas categorias: Material Concreto e Enunciados de Problemas. Os resultados mostram que a visualidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem do sujeito surdo, a partir de sua língua que é visual, a Libras, aliada ao uso de materiais concretos e à apresentação dos enunciados dos problemas matemáticos de diferentes formas em sua representação, auxilia no processo de compreensão e aprendizagem.
Downloads
Referências
BOHN. Fabiane Carvalho. Multiplicação: ensinar e aprender em turmas de alunos surdos do Ensino Fundamental na Escola Especial Professor Alfredo Dub. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4572. Acesso em: 27 maio. 2023.
BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.
BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
COLAÇO, Gisele Adriana de Mello. Uma sequência didática com materiais manipulativos no ensino da matemática para alunos surdos no ensino fundamental fase I. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
FERNANDES, Eulalia (Org.). Surdez e bilinguismo. 6. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2012.
GOÉS, Alexandre Morand; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Aspectos da gramática da Libras. n: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014. Cap. 4. p. 65-80.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar (Org.). Letramento Visual e Surdez. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2017.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
MOURA, Maria Cecília. Surdez e Linguagem. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014. Cap. 1. p. 13-26.
QUADROS, Ronice Müller. Libras. São Paulo, SP: Parábola, 2019.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo, SP: Ática, 2009
SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da Educação Bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 5. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2015.
SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2016.
SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; BORGES, Fábio Alexandre. Diferentes formas de apresentação de enunciados de problemas matemáticos: subsídios para inclusão de estudantes surdos. In VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais [...] Foz do Iguaçu: 2018. p. 1-14.
http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/viewFile/444/567. Acesso em: 27 maio. 2023.
VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba, PR: CRV, 2014.
ZANQUETTA, Maria Emilia Melo Tamanini; ANDRADE, Doherty; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Medidas de comprimento e sistema monetário brasileiro. In: NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius (Org.). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba, PR: CRV, 2013. Cap. 6. p. 141-161.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).