O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Mara Leite Simões Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Este estudo analisa a origem das universidades, a história e a formação docente do professor do ensino superior desde o século XI, tendo por base: quem forma o professor universitário? Os construtos teóricos respaldam-se em obras de Minogue (1981), Papavero (1989), Cambi (1999), Masetto (1998), Silva (1992), Santos (2007), Simões (2003, 2010), Cury (2001), Gil (1997), Moreira (1997), Behrens (1998), Imbernom (1994), Zabalza (2004), Weber (2005) e outros. A primeira parte centra-se na descrição histórica das universidades e seu papel social. Na segunda parte, exploramos a origem das universidades no Brasil destacando a história das ciências no Brasil, em especial a Matemática. Em seguida, apresentamos a formação do professor do ES tendo como suporte as LDBs da Educação no Brasil, os movimentos desses docentes e as associações de classe, como a ANPED. Por fim, questionamos o papel do professor universitário e os saberes necessários à docência. Concluímos ressaltando que a sociedade, do século XXI, aporta o olhar multidirecional e multidisciplinar provocando mudanças no pensar, no sentir e agir do formador e do formando.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mara Leite Simões, Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras, com Habilitação em Língua Francesa; Mestre e doutora em Educação (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Published

2013-12-30

How to Cite

SIMÕES, M. L. O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 136–152, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/17783. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

REVIEW ARTICLE