O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
Este estudo analisa a origem das universidades, a história e a formação docente do professor do ensino superior desde o século XI, tendo por base: quem forma o professor universitário? Os construtos teóricos respaldam-se em obras de Minogue (1981), Papavero (1989), Cambi (1999), Masetto (1998), Silva (1992), Santos (2007), Simões (2003, 2010), Cury (2001), Gil (1997), Moreira (1997), Behrens (1998), Imbernom (1994), Zabalza (2004), Weber (2005) e outros. A primeira parte centra-se na descrição histórica das universidades e seu papel social. Na segunda parte, exploramos a origem das universidades no Brasil destacando a história das ciências no Brasil, em especial a Matemática. Em seguida, apresentamos a formação do professor do ES tendo como suporte as LDBs da Educação no Brasil, os movimentos desses docentes e as associações de classe, como a ANPED. Por fim, questionamos o papel do professor universitário e os saberes necessários à docência. Concluímos ressaltando que a sociedade, do século XXI, aporta o olhar multidirecional e multidisciplinar provocando mudanças no pensar, no sentir e agir do formador e do formando.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).