ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE UM MUNICÍPIO DO SUL BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55465Palavras-chave:
Educação Infantil. Política Educacional. Parcerias Público-PrivadoResumo
A partir da década 2000, cresce a atuação empresarial no campo político e educacional, momento em que o setor privado passa assumir funções que antes eram de responsabilidade fundamentalmente do Estado. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação entre o setor público e o privado na Educação Infantil e identificar a inserção de grupos empresariais que oferecem serviços para essa etapa da Educação Básica, em parceria com um município no Sul da Bahia. É uma pesquisa guiada por uma leitura crítica e da totalidade da realidade, levando-nos a compreender tanto o universal e o particular quanto a relação do todo/parte. Realizou-se um levantamento bibliográfico, buscando artigos publicados entre os períodos de 2002 a 2019 sobre a temática. Utilizou-se também referências da pesquisa documental, disponíveis no site da Associação dos Municípios do Sul da Bahia, nas páginas dos Institutos NATURA e ARAPYAU, da empresa CARGILL, além de informações divulgadas por Blogs e Revistas da região. Os resultados mostram que há grande influência e atuação do setor privado na gestão do setor público, por meio das capacitações, parcerias, assessorias e fóruns. As empresas foram responsáveis por influenciar a elaboração de políticas educacionais municipais como PME, Jornada de Trabalho e Currículo da Educação Infantil.
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