GENDER AND SEXUALITY IN THE TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS

A BIBLIOGRAPHIC STUDY

Authors

  • Aila Oliveira Valadares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0001-5486-0872
  • Tatiana Polliana Pinto de Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69650

Keywords:

Physical Education, Gender, Sexuality

Abstract

In the present bibliographical study, we seek to understand how Physical Education teachers have been trained for gender and sexuality issues based on articles, theses and dissertations available on the CAPES portal, within the time frame of 1997-2021. Defining the search by the descriptors gender, sexuality and Physical Education, ten articles, seven dissertations and three theses were selected. It was possible to identify that discussions on the subject are still scarce. It is concluded that few courses specify the treatment of gender and sexuality in their course plans, which leads future Physical Education teachers to feel unprepared to deal with the subject in schools. To overcome this reality, we suggest including gender and sexuality discussions in official course documents and having internship and pedagogical residency activities as a possibility of bringing the university closer to basic education, giving more security to future teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aila Oliveira Valadares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da rede básica de ensino do estado da Bahia. Pós Graduada em Educação Física escolar e em Educação Afetiva e Sexual pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação e suas Tecnologias pelo Instituto Federal da Bahia. Mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2000), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da UFBA. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, História da Educação e Formação de Professores, áreas nas quais vem pesquisando e desenvolvendo orientações nos últimos anos. Atuou como coordenadora institucional do PARFOR da UFRB (2012-2014), coordenadora institucional do LIFE-UFRB (2012-2014), coordenadora do GT Ensino de História e Educação da ANPUH-BA, 2a. Secretária da Diretoria ANPUH-BA (Biênio 2012-2014) e coordenadora de Tutoria dos Cursos da UAB-UEFS (2014-2015). Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFRB/CAPES.

References

ALTMANN, Helena. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na Educação Física. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.

ALTMANN, Helena; JACO, Juliana Fagundes. Educação Física Escolar e Gênero: Influências de fora da escola na participação em aulas. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, vol. 26, n.51, p. 19-35, Jan-Abr. 2016.

ANDRES, Suélen de Souza; JAEGER, Angelita Alice; GOELLNER, Silvana Vilodre. Educar para a diversidade: gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM). Revista da Educação Física/UEM, v. 26, p. 167-179, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BITTENCOURT, Daniella Rocha. Relação de gênero na formação de professores(as) de educação física: entre o Binarismo e a Equidade. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Do Estado do Pará, Belém, 2019.

BRACHT, Valter. A educação física no ensino fundamental. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO–PERSPECTIVAS ATUAIS, 2010. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus Editora, 1988.

SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

CORREIA, Marcos Miranda; DEVIDE, Fabiano Pires; MURAD, Mauricio. Discurso da licenciatura em Educação Física sobre as questões de gênero na formação profissional em Educação Física. In: DEVIDE, Fabiano Pires. Estudos de gênero na educação física e no esporte. Curitiba: Appris, 2017. p. 17-48.

CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. Relações raciais e de gênero: a educação física escolar na perspectiva da alquimia das categorias sociais. Educ. Teoria Prática, v.24, n. 45, p. 57-75, 2014.

DAMACENA, Carla Adriane Marcelino; SOARES, Emerson de Lima Soares; SILVA, Fabiane Ferreira da. Corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Atos de Pesquisa em Educação, v. 12, n. 3, p. 783-806, set./dez. 2017. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5571. Acesso em: 21 jul. 2023.

DORNELLES, Priscila Gomes. Do corpo que distingue meninos e meninas na educação física escolar. Cadernos Cedes, v. 32, p. 187-198, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/rmssCPQFnQ4ZGpFkkG9M4jx/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2023.

DUARTE, Gustavo de Oliveira; CASTRO, Felipe Barroso de; NASCIMENTO, Thaiane Bonaldo do. Gênero, sexualidade e formação em Educação Física: percepções de professores e alunos em um projeto na escola. Educación Física y Ciencia, v. 23, n. 1, p. 1-11, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S2314-25612021000100161&script=sci_arttext. Acesso em: 21 jul. 2023.

EVANGELISTA, Kelly Cristiny Martins; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. As relações de gênero no corpo: olhares de estudantes de licenciatura em Educação Física. Inter-Acao, v. 42, n. 3, p. 692-709, 2017. Disponível em: https://www.lareferencia.info/vufind/Record/BR_aeeb31a4c197f79ad644eb51c6926750. Acesso em: 21 jul. 2023.

FRANCO, Neil. A Educação Física como território de demarcação dos gêneros possíveis: vivências escolares de pessoas travestis, transexuais e transgêneros. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 47-66, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p47 . Acesso em: 21 jul. 2023.

FREITAS, Milena de Bem Zavanella; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Gênero, sexualidade e educação física: formação e prática docente. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 4, n. 3, p. 217-230, 2020. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/wmrizkg3a5c2boemya2kyrhibe/access/wayback/http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/download/2594-6463.2020.v4.n3.p217-230/pdf . Acesso em: 21 jul. 2023.

GARCIA, Rafael Marques; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Masculinidades e a formação de professores/as de Educação Física na EEFD/UFRJ. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8637340 . Acesso em: 21 jul. 2023.

GATTI, Brenda Zarelli. PIBID de Educação Física/UEM: gênero em debate na formação de professoras/es. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá-PR, Maringá, 2017.

GURGEL, Evanilson; MAKNAMARA, Marlécio. Que podem corpos, gêneros e sexualidades nas pesquisas com formação de professores? Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 47, p. 372-395, 2020.

LEITE, Marcelo Alencar. Corpo e gênero no curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE, campus Limoeiro do Norte: discussão sobre o processo formativo dos discentes. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020.

LIMA, Francis Madlener de. O discurso da homossexualidade no universo escolar: um estudo no curso de licenciatura em Educação Física. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

LIMA, Francis Madlener de; DINIS, Nilson Fernandes. O discurso sobre a homossexualidade na visão de estudantes de Educação Física. Perspectiva, v. 26, n. 2, p. 693-716, 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-54732008000200011&script=sci_abstract . Acesso em: 21 jul. 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.

MATOS, Naiara da Rocha; BRASILEIRO, Geisa Silva; ROCHA, Rodolfo Teixeira; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes. Discussão de gênero nas aulas de Educação física: uma revisão sistemática. Motrivivência v. 28, n. 47, p. 261-277, maio/2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jorge-Cavalcante-Neto/publication/303566223_Discussao_de_genero_nas_aulas_de_Educacao_Fisica_uma_revisao_sistematica/links/5748b3d008ae5c51e29e6a7f/Discussao-de-genero-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-uma-revisao-sistematica.pdf . Acesso em: 21 jul. 2023.

MONTEIRO, Marcos Vinicius Pereira. A construção identitária nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 339-359, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/P9d5L9MzTjN3kqvQCs3b6vc/?format=html&lang=pt . Acesso em: 21 jul. 2023.

PRADO, Vagner Matias. Entre queerpos e discursos: normalização de condutas, homossexualidades e homofobia nas práticas escolares da Educação Física. Práxis Educativa (Brasil), v. 12, n. 2, p. 501-519, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1809-43092017000200501&script=sci_abstract. Acesso em: 21 jul. 2023.

PRADO, Vagner Matias; RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Escola, homossexualidades e homofobia: rememorando experiências na educação física escolar. Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 97-114, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-99492016000100097&script=sci_abstract. Acesso em: 21 jul. 2023.

ROCHA MATOS, Naiara et al. Discussão de gênero nas aulas de Educação Física: uma revisão sistemática. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 261-277, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jorge-Cavalcante-Neto/publication/303566223_Discussao_de_genero_nas_aulas_de_Educacao_Fisica_uma_revisao_sistematica/links/5748b3d008ae5c51e29e6a7f/Discussao-de-genero-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-uma-revisao-sistematica.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

ROSA, Marcelo Victor da et al. Educação física e homossexualidade: investigando as representações sociais dos estudantes do centro de desportos/UFSC. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SABATEL, Glenda Macedônia Gutierres et al. Gênero e Sexualidade na Educação Física Escolar: Um Balanço da produção de artigos científicos no período entre 2004-2014 nas Bases do Lilacs e Scielo. Pensar a prática, v. 19, n. 1, p. 196-208, 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/download/34159/pdf/0. Acesso em: 21 jul. 2023.

SANTOS, Luciano Rodrigues dos. Gênero, educação em sexualidade e formação docente: descortinando o curso de educação física da Universidade Federal de Sergipe. Revista Docência do Ensino Superior, v. 7, n. 2, p. 284-285, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2356. Acesso em: 21 jul. 2023.

SANTOS, Luciano Rodrigues dos. Gênero, educação em sexualidade e formação docente: descortinando o curso de educação física da Universidade Federal de Sergipe. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, 2016.

SANTOS, Luciene Neves. Currículo de licenciatura em educação física e políticas educacionais de gênero e de diversidade sexual: articulações (im)possíveis. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 21 jul. 2023.

SILVA, Lucilene Gomes da. Mulher - esporte- emancipação: discurso de professores e acadêmicos do curso de educação física da UNIRG-TO. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba-SP, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, v. 19, p. 52-68, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WmskFBM75bMM855MZYhYvgb/. Acesso em: 21 jul. 2023.

SOUZA, Denis Mauro Rodrigues de. Professores de Educação Física em questão – corpo, relações de gênero e sexualidades. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz De Fora, Juiz de Fora-MG, 2013.

VASCONCELOS, Camila Midori Takemoto; FERREIRA, Lílian Aparecida. A formação de futur@ s professor@ s de Educação Física: reflexões sobre gênero e sexualidade. Educação em Revista, v. 36, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/nhzvnNmtMP7L6wYRcC4Dh8B/. Acesso em: 21 jul. 2023.

VENCEL, Maria Salete Zufelato; PETRENAS, Rita de Cássia. Sexualidade e gênero nos cursos de formação docente: utilizando a oficina enquanto recurso didático. Olhar de Professor, v. 20, n. 2, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/684/68460124009/html/. Acesso em: 21 jul. 2023.

WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes. Educação física e sexualidade: desafios educacionais . Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017.

ZUZZI, Renata Pascoti. Gênero na formação de professores/as de Educação Física: da escolha à atuação profissional. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2016.

Published

2024-09-05

How to Cite

OLIVEIRA VALADARES, A.; POLLIANA PINTO DE LIMA, T. GENDER AND SEXUALITY IN THE TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: A BIBLIOGRAPHIC STUDY. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202458, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69650. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69650. Acesso em: 27 sep. 2024.