A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO

Autores/as

  • FABIOLA ANDRADE PEREIRA Universidade Federal do Tocantins
  • MARIA JOSÉ DE PINHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Edna Maria da Cruz Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Resumen

Resumo: O presente artigo apresenta-se como um convite à reflexão acerca das políticas de formação de professores no Brasil executadas na Década da Educação e de forma especifica, faz referência às políticas de formação que ressoaram nos anos 90 no Estado do Tocantins. O mesmo tem por objetivo apresentar os contextos e os sentidos das políticas educacionais assumidas pelo governo brasileiro e como consequência seus reflexos na formação de professores, compreendida nesse contexto enquanto direito. Tal formação assume uma posição de inacabamento e isso se reflete numa formação permanente com vistas a proporcionar a preparação profissional. Nessa direção, observa-se que o enraizamento de processos formativos de longo prazo poderá trazer sérias consequências para a ação educacional (desde a perda da referência da qualidade até a perda de elementos mínimos nos processos das relações humanas). Assim, há uma necessidade premente de redimensionar a concepção de formação humana relativa às crises no mundo do trabalho e das exigências mercadológicas e economicistas que orientaram as reformas ocorridas na educação brasileira no período estudado. Ratifica-se ainda a importância de se rever a continuidade daquilo que chamamos de políticas de formação deformantes. Acreditamos que esse deve ser um imperativo aos educadores que acreditam na educação e que buscam construir um projeto educativo emancipatório e humanizador.

Palavras chaves: Política Educacional. Formação de Professores. Década da Educação.

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Biografía del autor/a

FABIOLA ANDRADE PEREIRA, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins. Atua no Departamento de Educação / Cuso de Pedagogia. É MESTRE em Educação pela Universidade Federal da Paraíba  e  doutoranda em Educação vinculada à linha de pesquisa Educação Popular do PPGE na mesma Universidade.

MARIA JOSÉ DE PINHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ; Professora da UFT - Universidade Federal de Tocantins  e dos  Programas de Pós – Graduação Mestrado e Doutorado em Língua e Linguagem e Mestrado em Educação.

Edna Maria da Cruz Pinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Tocantins.

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Publicado

2014-07-31

Cómo citar

PEREIRA, F. A.; DE PINHO, M. J.; DA CRUZ PINHO, E. M. A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 104–115, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/18786. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULO DE REVISIÓN