DESENVOLVER HABILIDADES EMOCIONAIS NAS CRIANÇAS NORMAIS E COM DEFICIÊNCIA MENTAL DO 1.º CICLO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL

Autores/as

  • Ernesto Candeias Martins INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Resumen

Desenvolver competências cognitivas e emocionais favorece a aprendizagem. Esta investigação, de natureza qualitativa (estudo de caso), traz uma abordagem sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais em crianças escolares do 1.º CEB numa escola de C. Branco. A amostra subdivide-se em crianças normais (n1=10) e com deficiência mental ligeira (n2=10), com idades entre nove e onze anos, a quem aplicamos os seguintes instrumentos de intervenção: ‘Caixa das emoções’ com sessões de atividades; prova ‘Era uma vez…’, de Teresa Fagulha, um conto selecionado com ficha avaliativa. O estudo, realizado em 2014, demonstrou que as crianças de n2, em geral, expressam emoções do mesmo modo que o fazem as de n1, mas com dificuldades nos sentimentos de medo e de vergonha. Na manifestação das emoções, não há diferenças significativas entre as subamostras, embora as crianças (n2) refiram mais a fantasia, e menos, o realismo, quando comparadas com n1. No aspecto de autorregulação, as crianças de n2 apresentam riso convulsivo e desvio do olhar.

Palavras-chave: Habilidades sociais. Inteligência emocional. Deficiência mental. Educação especial. Ensino básico. 

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Biografía del autor/a

Ernesto Candeias Martins, INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

É doutor e mestre em Ciências da Educação, respectivamente pela Univ. Illes Balears (Palma de Mallorca –Espanha) e na Universidade Católica Portuguesa, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Pedagogia/Ciencias da Educação pela Universidade Pontíficia de Salamanca / Universidade de Lisboa – FPCE, docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação do Dept.º UTC-CSH, (co) coordenador dos Mestrados em Educação do 1.º Ciclo, do 1.º / 2.º Ciclo, Intervenção Social Escolar e Educação Especial e do Curso de Licenciatura em Educação Básica na mesma instituição. É membro da SPCE (fundador), da Sociedad Española de Pedagogia, do Institut Estuds Catalans e coordenador da Secção de Filosofia da Educação da SPCE (2003---). Faz parte dos conselhos editoriais de várias revistas nacionais e estrangeiras. E consultor e avaliador de alguns Agrupamentos de Escola e de Centros de Formação de Professores. Faz parte, como membro efectivo, do centro de investigação - CeiEF da Universidade Lusófona de Lisboa. É autor e co-autor de vários livros e algumas centenas de artigos científicos de revistas nacionais e internacionais.

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Publicado

2017-01-06

Cómo citar

MARTINS, E. C. DESENVOLVER HABILIDADES EMOCIONAIS NAS CRIANÇAS NORMAIS E COM DEFICIÊNCIA MENTAL DO 1.º CICLO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 114–133, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/23561. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN