Moradia e aprendizagem remota durante a pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro

Autores

  • Marcio D'Arrochella Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Marco Aurélio da Conceição Correa Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME -RJ).
  • Erlan Raposo da Silva Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.55971

Palavras-chave:

Censo das condições de Aprendizagem; Moradia; Educação Remota.

Resumo

Com a pandemia do corona vírus no inicio do ano de 2020, as diferentes escalas de poder que gerem a educação pública suspenderam as aulas presenciais para atender a medidas de isolamento social. Na rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro, medidas foram tomadas sem nenhum tipo de debate ou planejamento para transferir o ensino presencial para a modalidade à distância. A contratação de serviço de uma plataforma on line se deu bem rapidamente sem atentar para as condições de estudantes e professores para seu uso. Mediante constantes declarações por parte das equipes diretivas, ou mesmo reportagens, de que haveria possibilidade de corte de salário, muitos professores passaram a adotar o sistema, mesmo não tendo domínio sobre as tecnologias e tampouco a certeza de que os acessos valeriam como dias letivos. A baixa adesão de estudantes ao sistema gerou a necessidade de entender sob que condições estudavam, mesmo tendo acesso a internet. A presente pesquisa avalia os resultados da aplicação de um micro censo sobre as condições de aprendizagem no ensino à distância, dando ênfase à situação de domicílio em uma escola pública estadual no bairro do Caju no Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que o mero acesso à internet, que já não é pra todos, não é suficiente para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem nesse momento.

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Biografia do Autor

Marcio D'Arrochella, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia (UFF) e Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - RJ).

Marco Aurélio da Conceição Correa , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME -RJ).

Pedagogo, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED -UERJ) e Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME -RJ).

Erlan Raposo da Silva, Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ)

Pedagogo, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ), Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

D’ARROCHELLA, M.; CORREA , M. A. da C. .; SILVA, E. R. da . Moradia e aprendizagem remota durante a pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.55971. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/55971. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO