Quem paga a conta é o diretor:
NGP e a gestão dos recursos na escola
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.64636Palavras-chave:
Política Educacional. Nova Gestão Pública. Gestão de Recursos. Trabalho do Diretor Escolar. Autonomia EscolarResumo
Esta investigação teve como proposta analisar quais condicionantes permeiam a gestão dos recursos nas escolas estaduais da Bahia. Questiona como essa dimensão tem impactado o trabalho do diretor e reflete sobre a apropriação do conceito de autonomia escolar a partir da introdução dos parâmetros da Nova Gestão Pública. Com base na análise documental e em entrevistas semiestruturadas realizadas com 26 diretores da região metropolitana de Salvador, expõe as inúmeras atribuições que esses profissionais da educação devem realizar para receber, executar e prestar contas dos recursos transferidos para as escolas. Conclui que a gestão financeira, como instrumento de ação pública, tem intensificado o trabalho desses profissionais, acarretando processos de adoecimento e culpabilização por possíveis resultados não atingidos.
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