O feminino em manifestações populares: relações de poder na cultura e na expressão do Carimbó paraense

Autores/as

  • Maycol Douglas Lima Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Andreia Aparecida Marin Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34374

Resumen

O presente texto é fruto de um estudo a respeito da presença feminina nas expressões e letras de canções do Carimbó paraense, dança popular tombada como patrimônio imaterial nacional. A tradição do Carimbó é tributária de uma miscigenação cultural que envolveu negros, indígenas e europeus, refletida nos detalhes da dança, nos instrumentos musicais e nas expressões corporais. É nessa complexidade expressiva e discursiva, que se revela também em nuances da vida cotidiana, que foram buscadas imagens sobre a mulher e sua análise a partir de pensamentos contemporâneos, incluindo questões suscitadas pelas teorias feministas. Estão apresentadas letras de canções e particularidades sobre mulheres envolvidas nas manifestações do Carimbó paraense.

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Biografía del autor/a

Maycol Douglas Lima Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em História/UFTM

Andreia Aparecida Marin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Educação. Área Filosofia e Educação. Grad. Biologia/USP e Filosofia/UFPR. Dra. Ciências/UFSCar.

Publicado

2018-01-12

Cómo citar

SILVA, M. D. L.; MARIN, A. A. O feminino em manifestações populares: relações de poder na cultura e na expressão do Carimbó paraense. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 167–178, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34374. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/34374. Acesso em: 22 nov. 2024.