DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DO LEITOR
Resumo
Este estudo explora o tratamento oferecido à leitura em documentos oficiais direcionados para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil (PCNEM, OCEM e PNLEM). Mais precisamente, procura delinear o perfil de leitor que, no momento atual, se pretende formar no nível médio da escolarização básica brasileira. Por este caminho, busca também oferecer, às instâncias responsáveis pela elaboração de currículos, aos professores que atuam em sala de aula e aos estudiosos da linguagem, subsídios para a compreensão de propostas de ensino de leitura em vigor. No decorrer do artigo, com base em pressupostos da Linguística Aplicada, são debatidos, dentre outros, conceitos como os de língua, texto e letramento, bem como diferentes concepções teóricas e metodológicas de leitura. O estudo conclui que o conjunto de documentos investigados orienta, de forma geral, para a formação do “leitor crítico”, embora nem sempre priorize fenômenos linguísticos e estratégias pedagógicas convergentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
DUARTE, S. M. X.; MARCUSCHI, B. DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DO LEITOR. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10117. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.