CINDERELA POLITICAMENTE CORRETA? UMA ANÁLISE DA PARÓDIA DO CONTO À LUZ DA ESTILÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO
Resumo
Nosso objetivo, neste artigo, é empreender uma discussão teórica sobre a paródia, uma atividade de linguagem muito comum em nosso cotidiano, empregada principalmente na esfera humorística. Nosso percurso teórico sobre a paródia inicia-se com as definições mais costumeiras desse gênero, para depois, por meio de um olhar linguístico - discursivo, nos determos com mais precisão sobre suas origens. Esse viés significa resgatar, entender e especificar outros gêneros textuais por meio dos quais a paródia se organiza e se constitui. A definição de “canto paralelo” nos permite olhar para a paródia por meio da concepção dialógica da linguagem, elaborada pelo pensador russo M. Bakhtin, por se tratar de uma visão sobre a linguagem que necessariamente põe em cena a interação, o diálogo entre textos, discursos e ideologias. Ao longo da discussão, há também uma análise de uma versão parodiada do conto de fada Cinderela com a finalidade de articular teoria e prática de análise.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2012-10-19
Como Citar
TORRESAN, J. L.; DA COSTA, M. J. CINDERELA POLITICAMENTE CORRETA? UMA ANÁLISE DA PARÓDIA DO CONTO À LUZ DA ESTILÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 9, n. 1, p. 21–34, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10263. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.