O DISCURSO E A SALA DE AULA: CONTRADIÇÕES DE UMA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Gabriel Domício Medeiros Moura Freitas

Resumo

Nosso trabalho tem por objeto uma pesquisa referente à atividade de produção textual realizada em uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Para empreendermos essa investigação, estabelecemos os seguintes objetivos: analisar como uma atividade de produção textual é desenvolvida em uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio; verificar os motivos implicados na escolha da forma como o professor trabalha a atividade de produção textual na respectiva sala de aula; estabelecer uma relação entre o discurso do professor e a realização da atividade de produção textual pelo mesmo. Nossa pesquisa tem natureza exploratório-qualitativa, pois busca os significados que os atores sociais inseridos no trabalho pedagógico atribuem às suas ações, em um determinado contexto escolar analisado. Para os fins de nossa investigação, recorremos às contribuições teóricas de autores como Bortoni-Ricardo (2008), Bunzen (2006), Geraldi (1993), Reinaldo (2001), Zozzoli (2008) e Bakhtin (1992). Palavras-chave: produção textual; ensino de Língua Portuguesa; Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

FREITAS, G. D. M. M. O DISCURSO E A SALA DE AULA: CONTRADIÇÕES DE UMA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10287. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos