GÊNEROS DO DISCURSO: UMA APROPRIAÇÃO/PROPOSTA DOS PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM)
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma noção acerca dos gêneros do discurso, considerando pressupostos bakhtinianos sobre língua(gem). Em uma perspectiva dialógica, será identificado o que prescrevem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (LP) quanto aos gêneros discursivos e como esses se apresentam, no parâmetro, como uma proposta de ensino de língua. Como resultado obtido, mediante análise, observou-se que o parâmetro viabiliza o entendimento de que o ensino de língua(gem) não deve ser construído na neutralidade, com base nos “arquivos” contidos na gramática normativa. Assim, propõe um ensino considerando o texto - os gêneros do discurso - como portador de vozes que concebe o diálogo, a dinâmica discursiva entre o eu e o outro, a condição de réplica, de uma tomada de posição que gera outros textos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
LEÃO DE MACEDO, W. K.; TORGA, V. L. M. GÊNEROS DO DISCURSO: UMA APROPRIAÇÃO/PROPOSTA DOS PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM). DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10300. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.