POLÍTICA E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DE DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010.
Palavras-chave:
Política. Mídia. Ethos. Dilma Rousseff. Eleições.Resumo
No cenário atual brasileiro e até mesmo mundial observa-se que política e mídia têm se embricado cada vez mais nos processos eleitorais. A política passou a operar com a lógica dos meios de comunicação, e as campanhas eleitorais passaram a adotar um caráter de espetáculo político centrado na criação e aceitação da imagem do ator político. Neste estudo, sob o viés da Análise do Discurso de linha francesa e da comunicação, analisamos como o programa do PT construiu a imagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro programa produzido para o Horário Gratuito de Propaganda eleitoral - HGPE, da TV aberta do Brasil no ano de 2010. A posição-sujeito que Dilma ocupou nas eleições de 2010 permitiu que ela se adequasse tanto à retórica da política, quanto aos parâmetros da mídia; uma aproximação necessária da política às lógicas midiáticas de representação da realidade/mundo, à criação do espetáculo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2012-10-19
Como Citar
ASSIS, A. W. A. POLÍTICA E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DE DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010. DLCV, João Pessoa, PB, v. 9, n. 1, p. 35–45, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10343. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.