POLÍTICA E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DE DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010.

Autores

  • André William Alves Assis

Palavras-chave:

Política. Mídia. Ethos. Dilma Rousseff. Eleições.

Resumo

No cenário atual brasileiro e até mesmo mundial observa-se que política e mídia têm se embricado cada vez mais nos processos eleitorais. A política passou a operar com a lógica dos meios de comunicação, e as campanhas eleitorais passaram a adotar um caráter de espetáculo político centrado na criação e aceitação da imagem do ator político. Neste estudo, sob o viés da Análise do Discurso de linha francesa e da comunicação, analisamos como o programa do PT construiu a imagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro programa produzido para o Horário Gratuito de Propaganda eleitoral - HGPE, da TV aberta do Brasil no ano de 2010. A posição-sujeito que Dilma ocupou nas eleições de 2010 permitiu que ela se adequasse tanto à retórica da política, quanto aos parâmetros da mídia; uma aproximação necessária da política às lógicas midiáticas de representação da realidade/mundo, à criação do espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-10-19

Como Citar

ASSIS, A. W. A. POLÍTICA E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DE DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010. DLCV, João Pessoa, PB, v. 9, n. 1, p. 35–45, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10343. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos